Banrisulenses em greve realizam ato público em frente ao Piratini nesta terça (2)

A greve no Banrisul continua firme em todo o país. Segundo os números repassados pelos sindicatos filiados à Fetrafi-RS e demais sindicatos do Brasil onde há agências e departamentos do banco, 312 unidades estão em greve nesta segunda-feira. No Rio Grande do Sul o movimento atinge 297 agências, postos de atendimento e departamentos.

A indignação dos banrisulenses com o silêncio da direção do banco ficou evidente nas assembleias realizadas nesta segunda-feira. Em Porto Alegre, o SindBancários lotou o Clube do Comércio. Além de manter a greve na capital, os banrisulenses deliberaram pela realização de uma grande manifestação nesta terça-feira, 02, com concentração às 12h, em frente à Direção Geral do Banco, seguida de caminhada até o Palácio Piratini, onde será promovido um ato público.
A Fetrafi-RS convida todos os banrisulenses em greve para a manifestação na Capital, com a participação de caravanas dos sindicatos mais próximos de Porto Alegre.

Por que os banrisulenses estão em greve?

Os funcionários do Banrisul permanecem em greve porque as negociações específicas com a direção do banco não avançaram desde o início da greve. Os banrisulenses exigem propostas concretas para implementação do novo plano de carreira até 2013, uma das mais antigas reivindicações dos trabalhadores do banco que vem sendo arrastada pela instituição.

A assinatura do acordo com a Fenaban tem implicações para a greve no Banrisul?

A Contraf-CUT, as federações e os sindicatos vão assinar com a Fenaban nesta terça-feira 2 de outubro, em São Paulo, a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) de 2012/2013. O acordo foi aprovado pelas assembleias realizadas em todo o país no dia 26 de setembro, depois de uma greve nacional de nove dias.

A assinatura não interfere na greve dos banrisulenses, pois os trabalhadores estão exercendo um direito legítimo, garantido pela Constituição Federal de lutar por melhores condições de trabalho e remuneração, negociando a sua pauta específica junto à direção do Banrisul. Os avanços e conquistas específicas dos funcionários serão assinados no ACT aditivo do Banrisul 2012/2013.

A direção do Banrisul silenciou?

A última rodada de negociação específica com o Banrisul foi realizada no dia 26 de setembro, última quarta-feira. As assembleias realizadas pelos banrisulenses julgaram insuficiente a contraproposta apresentada pelo banco na ocasião e mantiveram a greve em todo o país. Desde então o movimento sindical tem aguardado que Banrisul agende uma nova reunião para retomada das discussões, mas isto ainda não ocorreu, gerando a ampliação da greve e uma grande indignação entre os funcionários.

Fonte: Fetrafi-RS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 4 =