Guia avalia responsabilidade dos bancos

Comparar práticas de responsabilidade social dos bancos antes de decidir onde manter uma conta bancária. Por intermédio do Guia dos Bancos Responsáveis (GBR) isso é possível. A ferramenta, mantida pelo Instituto Nacional de Defesa do Consumidor (Idec), será lançada na quinta-feira (1º). Para o Idec, políticas de responsabilidade social bancária relacionam-se diretamente a ações promotoras dos direitos dos consumidores e dos trabalhadores.

O GBR apresentará uma lista dos bancos, baseada na avaliação de um questionário respondido pelas seis maiores instituições financeiras brasileiras, na qual se questiona as políticas referentes aos consumidores, trabalhadores e critérios socioambientais para financiamentos. O contraponto às políticas declaradas pelos bancos em suas respostas foi feita pela organização Amigos da Terra – Amazônia Brasileira e pela Contraf-CUT, trazendo dados sobre como as políticas bancárias ocorrem na prática.

No portal (www.gbr.org.br), o consumidor poderá acompanhar o desempenho dos maiores bancos do país e utilizar essas informações para orientar melhor suas escolhas no momento da contratação de qualquer serviço bancário, assim como, exigir mudanças positivas de seus bancos.

Fonte: Seeb SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 − sete =