Piloto sobre segurança começa a ser debatido nesta quarta, dia 7

O Comando Nacional dos Bancários se reúne no dia 7 de novembro (quarta-feira) com a Fenaban para discutir o projeto-piloto de segurança bancária, uma das conquistas da Campanha Nacional dos Bancários 2012. Os bancos indicaram as cidades de Recife, Olinda e Jaboatão para implantação.

O objetivo é cruzar estatísticas que mostrem a importância de ações defendidas pela categoria. O processo será acompanhado por um grupo de trabalho com representantes dos trabalhadores e das instituições financeiras e as medidas, se adotadas em definitivo, deverão ser implementadas no Brasil inteiro.

Dentre os equipamentos defendidos pelos trabalhadores, muitos já instalados em várias unidades por força de leis municipais e da mobilização de bancários, vigilantes e sociedade, destacam-se a porta giratória com detectores de metais antes do autoatendimento, câmeras internas e externas com monitoramento em tempo real fora do local controlado, vidros blindados nas janelas e fachadas externas, biombos entre a fila de espera e a bateria de caixas, e divisórias opacas entre os caixas eletrônicos, dentre outras.

"Também queremos abertura e fechamento das unidades por empresas especializadas em segurança, fim da guarda das chaves por bancários e vigilantes, escudo de proteção com assento para vigilantes e isenção de tarifas de transferência (DOC, TED) para reduzir saques e evitar que clientes sejam alvos de assaltantes", diz Ademir Wiederkehr, coordenador do Coletivo Nacional de Segurança Bancária da Contraf-CUT.

"O projeto-piloto será uma boa oportunidade para mostrar aos bancos a importância e a eficiência das medidas que os trabalhadores vêm defendendo contra assaltos e sequestros, pois não é possível trabalhar em ambientes inseguros e vulneráveis, expondo a vida das pessoas ao ataque de quadrilhas cada vez mais atrevidas, aparelhadas e explosivas", conclui Ademir.

Fonte: Contraf e Seeb SP.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + 9 =