Uma campanha para o uso responsável do crédito consignado foi lançada na manhã da quarta-feira (31) passada, em Caxias do Sul. A ação, planejada pelo Procon e Conselho do Idoso, tem como objetivo mostrar os procedimentos e cuidados necessários para contratar esse tipo de empréstimo.

Segundo a presidente do Conselho, Viviane Tramontini, o idoso, em especial, deve avaliar a necessidade real do empréstimo. Para ela, o tema deve ser discutido com a família para que a pessoa não transforme a dívida em um problema maior.
O Procon e Conselho Municipal do Idoso ficam na rua Visconde de Pelotas, nº 449, no Centro. O atendimento à população é de segunda à sexta-feira, das 09h30min às 11h30min e das 13h30min às 16h.

Abaixo, algumas questões sobre o crédito consignado:


Para quem é destinado?

Crédito consignado é um tipo de empréstimo exclusivo para  aposentados, pensionistas, servidores e funcionários públicos, bem como empregados da iniciativa privada. (Regulado pela lei nº 10.820, de 17 de dezembro de 2003)


E os riscos?

Temos 3 situações.
A  menos  complicada  é  quando  o  dinheiro  descontado  mensalmente  fará falta  no orçamento doméstico por todo o período do pagamento, sendo, não raras vezes, dinheiro que fará falta na comida, remédio ou para moradia, etc., mas ainda contornável frente a algum sacrifício pessoal no período pelo aposentado ou pensionista.

Outra  situação,  agora  ruim,  está  presente  nas  sucessivas  tomadas  de  empréstimos consignados, ou seja, quando do empréstimo que compromete 10% da aposentadoria ou pensão temos outro, agora de 15%, outro de 20% e assim por diante, até que o limite de 30% tenha sido atingido.

O pior quadro, no entanto, encontra-se quando o aposentado ou pensionista venha a precisar de mais dinheiro, por emergência ou o que for, a restar somente o empréstimo pessoal, diferente e mais caro do consignado, porque este último já  está comprometido.

Em quais situações é necessário fazer o empréstimo consignado?
Ninguém faz empréstimo porque gosta. Geralmente está atrelado a uma necessidade momentânea, como uma despesa hospitalar, ajuda a parente, etc.

Como é que funciona?
Funciona da seguinte forma: a parte boa é o dinheiro do empréstimo na mão do aposentado ou pensionista, após aprovada a concessão de crédito pela financeira e sua liberação.

A condição é que esse dinheiro recebido deverá ser pago em até 60 parcelas mensais junto à aposentadoria ou pensão recebida, com desconto máximo de até 30% sobre o ganho, automaticamente. A parte ruim ocorre pelo próprio comprometimento do empréstimo em si, ou seja, por todo aquele tempo em que ocorrerá o desconto direto na aposentadoria ou pensão, sem que possa contar com o valor descontado.

Saiba mais sobre a Campanha e esclareça outras dúvidas acessando o site oficial do projeto www.consignadoresponsavel.com.br

Fonte: Rádio Caxias e Campanha de Uso Responsável do Crédito Consignado.
 

 

 


Compartilhe este conteúdo: