Secretaria de Mulheres da CUT-RS define ações para o próximo período

Na tarde desta terça-feira (6) foi realizada a reunião do Coletivo de Mulheres da CUT-RS. O principal ponto de pauta foi o cronograma de atividades da secretaria da Mulher Trabalhadora.

A secretária da pasta, Rosangela Dalla Vechia, salientou a importância de definir o calendário de atividades para o planejamento, definindo as prioridades nas bandeiras de luta.

O primeiro ato do Coletivo será o lançamento de uma campanha de combate à violência contra a mulher, que será lançada no próximo dia 25 de novembro, no Dia de Luta contra a Violência à Mulher. “A campanha incluirá cartazes, peças para as redes sociais e um vídeo com depoimentos das mulheres trabalhadoras da nossa entidade”, contou Rosangela.

Os temas que serão amplamente debatidos pelo Coletivo no próximo período são enfrentamento a violência, trabalho igual, salário igual e paridade. Para a dirigente a questão da paridade é fundamental: “pretendemos fazer um mapeamento dos sindicatos Cutista para observar como a questão da mulher é tratada na direção”.

A realização de um seminário sobre convenção coletiva também está previsto. “A mulher sindicalista precisa se apropriar mais sobre  esse tema”, acredita ela. Além disso, haverá promoção de formação feminista para as mulheres.

Outro ponto debatido foi a atividade para o Dia Internacional da Mulher, 8 de março, que deverá envolver atos de formação e uma grande caminhada. Uma comissão para tratar do assunto foi escolhida.

Durante a reunião, o secretário de Comunicação da CUT-RS, Alberto Ledur, apresentou uma proposta da pasta para o Coletivo. “Estamos com o projeto de reeditar alguns materiais, em parceria com os Coletivos e Sindicatos. Para a Secretaria de Mulheres, o material pensado foi o Almanaque das Mulheres, lançado em 2009, pela CUT Nacional”, explicou.

A proposta será avaliada pelo Coletivo. A próxima reunião do grupo será em dezembro, em data ainda não definida.

Fonte: CUT-RS.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × quatro =