A Assessoria Jurídica da Fetrafi-RS entrou com pedido de antecipação de tutela nesta segunda-feira, 10 de dezembro, no Tribunal Regional do Trabalho/RS, a fim de impedir a onda de demissões imposta pelo banco Santander no RS. O problema está ocorrendo em todo o país, gerando mobilização do movimento sindical e ações jurídicas contra o banco para conter as dispensas imotivadas. Em Caxias do Sul, o Sindicato dos Bancários realizou uma paralisação da agência Centro do banco para mostrar à população os abusos das demissões no Santander. Foram demitidos 10 bancários em menos de 10 dias na região, e mais de 70 em todo o RS.

Em despacho encaminhado à Fetrafi-RS no início da tarde desta terça-feira, 11, a desembargadora Rosane Serafini Casa Nova convoca a Fetrafi-RS e o Santander para uma reunião de mediação nesta quarta-feira, 12, às 10h, para uma tentativa de conciliação.

O processo de demissões no Santander, às vésperas do Natal, tem repercutido de maneira negativa em todo o país. Segundo orientação encaminhada pela Fetrafi-RS, os sindicatos não devem efetuar a homologação de demissões solicitadas pelo banco.

São Paulo – O TRT de São Paulo concedeu liminar aos bancários naquele estado, impedindo a efetivação da onda de demissões. A primeira audiência de mediação entre representantes do banco e do movimento sindical ocorreu na última quinta-feira, 06, na qual os desembargadores cobraram do Santander o número exato de cortes feitos em dezembro. O assunto voltou a ser tratado nesta terça (11), às 16h, em nova audiência no TRT-SP, na qual estão sendo confrontadas as informações do banco sobre o número de trabalhadores que demitiu e o levantamento do movimento sindical, a partir de documentações entregues por desligados.

Fonte: Fetrafi-RS.

 


Compartilhe este conteúdo: