Bancários do Bradesco decidem pela renovação do Acordo Coletivo sobre o ponto eletrônico

Em assembleia na noite desta quarta-feira, dia 19 de dezembro, na sede do Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul e Região, bancários do Bradesco decidiram pela renovação do Acordo Coletivo de Trabalho sobre o sistema alternativa eletrônico de controle de jornada de trabalho, o ponto eletrônico.

O Sindicato agora envia a procuração com o resultado da assembleia para a Fetrafi-RS, Federação dos Bancários no estado. A Fetrafi-RS está em tratativas com o Bradesco para que o ato de assinatura da renovação do Acordo Coletivo de Trabalho sobre o sistema alternativo de controle de jornada 2013 seja realizado aqui no Rio Grande do Sul com a presença de representação do Bradesco e dos sindicatos dos bancários no RS, em data ainda ser confirmada

No primeiro acordo assinado com o Bradesco, houve três datas de vigência do instrumento no RS. Neste ano a iniciativa é da unificação das datas para todos os sindicatos que aprovarem no RS, passando a vigência para 01 de janeiro 2013 até 31 de dezembro 2013.

A iniciativa ocorre em razão da publicação da Portaria nº 1510, de 21/08/2009, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que disciplina a utilização dos meios eletrônicos para a marcação do ponto dos trabalhadores nas empresas.

A legislação pretende coibir fraudes que ocorrem com as possibilidades de manipulação do registro de ponto eletrônico pelas empresas e a total perda de controle da jornada efetiva realizada por um trabalhador ao fim de um determinado período. A Portaria 373/2011 criou a possibilidade de dispensa do REP – Registrador Eletrônico de Ponto, desde que homologado através de Acordo Coletivo entre empresas e sindicatos de trabalhadores.

Fonte: Assessoria de Comunicação Bancax/ Fetrafi-RS.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze + 2 =