A Confederação dos Bancários, Contraf-CUT, realiza nesta quinta-feira (20), às 9h30, uma reunião ampliada da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Santander, na sede da Confederação (Rua Líbero Badaró, 158 – 1º andar), no centro de São Paulo.

O encontro havia sido marcado na reunião anterior, com o objetivo de avaliar a mobilização contra as demissões em massa no Santander em todo país e definir novos encaminhamentos.

Na terça-feira (18), os bancários realizaram um dia nacional de luta protestando contra o Natal de dispensas no banco espanhol. Houve paralisações e distribuição de carta aberta aos clientes, pedindo apoio e solidariedade para a luta dos bancários visando suspender as demissões. O Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul e Região distribuiu panfletos explicativos e colocou faixas em frente às agências, denunciando as demissões.

Na reunião desta quinta-feira (20), os dirigentes sindicais farão um balanço da mobilização em todo país, bem como das várias frentes de atuação para reverter as demissões.

Contraf-CUT recebe consulta do MPT – A Contraf-CUT recebeu nesta quarta-feira (19) uma notificação do Ministério Público do Trabalho (MPT) referente à mediação iniciada no último dia 12/12 com o Santander, em Brasília, diante das demissões em massa no banco espanhol.

O MPT concedeu prazo de 48 horas para que a Contraf-CUT informe "o número de homologações suspensas no mês de dezembro". Além disso, a procuradora Ana Cristina Tostes Ribeiro solicitou informações "a respeito da situação dos processos nos quais se discute a despedida em massa".

A consulta é mais um resultado da mediação. Na última sexta-feira (14), os advogados do banco enviaram lista com 1.280 desligados em dezembro em todo país. A remessa foi feita conforme determinação da procuradora. Conforme análise do Dieese, 1.216 dos 1.280 funcionários foram demitidos sem justa causa, o que significa 95% dos casos.

Fonte: Contraf.

 


Compartilhe este conteúdo: