A Comissão Paritária, que debate o novo Plano de Carreira do Banrisul, se reuniu nesta quinta-feira, 10 de janeiro, na sede da Fetrafi-RS. O encontro foi marcado pelas comparações de visões do novo Plano de Carreiras e pela entrada numa terceira fase. Durante 2h05min, representantes sindicais e diretores do Banrisul analisaram o texto, em forma de tópicos que resumiam as propostas de cada lado a respeito dos conceitos que deverão nortear o conteúdo do novo Plano de Carreira. A direção do Banrisul apresentou a sua versão, que foi avaliada e discutida pelo grupo.

Na próxima reunião, marcada para 21 de fevereiro, às 9h30min, na sede da Fetrafi-RS, a Comissão Paritária irá apresentar duas tarefas concluídas. Uma espécie de texto-resumo unificado com as propostas do Grupo de Trabalho (GT) Carreira, formado por representantes dos bancários, e com as propostas da direção do Banrisul e uma apresentação dos estudos da Subcomissão do Processo Seletivo. O grupo tem até o dia 30 de março para terminar o estudo e implementar o novo Plano de Carreira.

A reunião desta quinta-feira (10) manteve o padrão dos outros encontros, mas inaugurou uma nova fase. Cada um dos tópicos apresentados pelos diretores do Banrisul, com uma espécie de lista daquilo que foi discutido desde que a Comissão Paritária começou a se reunir após a Greve de 2012 – em novembro do ano passado – foi discutido em detalhes. O Acordo Coletivo prevê em uma de suas cláusulas a construção de um novo Plano de Carreira. Depois da fase de organização da metodologia das reuniões (primeira fase) e dos debates de conceitos (segunda fase), a Comissão Paritária começará a definir os critérios para o percurso das carreiras no Banrisul.

Divergências – As repercussões dos conceitos na vida dos trabalhadores foram questionadas pelos representantes sindicais. À medida que os temas foram expostos, os sindicalistas apresentavam suas restrições e deixavam claras suas divergências e propostas. “Temos consensos, mas também temos dissensos. E isso é muito natural. Podemos avaliar os encontros até agora como de alto nível. É preciso ficar claro que a Comissão Paritária discute detalhes, mas não os definiu. Estamos finalizando uma fase muito importante e agora inauguramos outra que vai ser bastante exaustiva, mas que vai definir critérios para que os banrisulenses tenham uma carreira decente e que seu trabalho seja reconhecido”, avaliou a coordenadora da Fetrafi, Denise Corrêa.

Steps – Uma das divergências se refere aos padrões, ou steps, que definirão o tamanho da carreira. O banco sinaliza para uma preferência pela estruturação de 13 padrões para o quadro de nível superior e de 12 padrões para os demais quadros, tendo a progressão por merecimento quatro níveis. Os representantes sindicais entendem que deva haver 14 níveis para progressão vertical por tempo e outros sete níveis para progressão horizontal por merecimento para todos.

“Os debates têm sido exaustivos. Esgotamos cada um dos itens e, claro, manifestamos nossa diferenças. A reunião desta quinta foi bastante produtiva porque pudemos avaliar as propostas conceituais do banco e comparar com as nossas. Chegamos a um ponto em que cada lado conhece a proposta do outro lado. Isso vai facilitar e muito a redação de um plano de carreira. Há muitos pontos divergentes, contudo, já alcançamos consenso em alguns itens. Temos a expectativa de que, a partir da próxima reunião, aprofundemos mais o debate de detalhes, como, por exemplo, os critérios de avaliação ou a relação entre o step, os percentuais de aumento, e o tempo para ascensão por merecimento, que o banco segue defendendo que seja de três anos e não de dois”, diz o diretor do SindBancários e funcionário do Banrisul, Luciano Fetzner.

 

Os encontros da Comissão Paritária após a greve de 2012

21/11/2012: Identificação das diferenças entre proposta sindical de Plano de Carreira e a Proposta do Banrisul.

5/12/2012: Debate sobre merecimento.

13/12/2012: Funcionamento da Subcomissão sobre o processo seletivo de Cargos em Comissão (CCs).

10/01/2013: Debates sobre a proposta de sistematização (resumo) das discussões feitas dentro da Comissão Paritária.

21/02/2013: Próxima reunião terá apresentação e debate do que já foi desenvolvido pela Subcomissão que estuda os Processos Seletivos.

 

Fonte: SindBancários

 


Compartilhe este conteúdo: