Estamos divulgando uma carta aberta aos clientes, explicando por que os bancários estão em greve nacional e responsabilizando a intransigência dos bancos. O panfleto mostra que os bancos também desrespeitam os clientes e a sociedade, apontando as filas intermináveis por causa da falta de bancários e a cobrança de juros e tarifas mais altas do mundo. 

Os bancos só "sugam" os clientes e não oferecem contrapartidas sociais ao Brasil e aos brasileiros. 

Leia abaixo o texto completo:

BANCÁRIOS EM GREVE 

NÃO É SÓ PELO SALÁRIO. É CONTRA O ABUSO DOS BANCOS!

> Ninguém ganha mais dinheiro que os bancos. Mas eles desrespeitam os seus funcionários, os clientes, os usuários e a sociedade brasileira. 

> Os seis maiores bancos lucraram mais de R$ 29,6 bilhões somente no primeiro semestre do ano. Mas não querem atender as reivindicações dos bancários por aumento real, melhores condições de trabalho, preservação da saúde, mais contratações, mais segurança e igualdade para todos. 

> Enquanto isso, os altos executivos dos bancos chegam a ganhar até 400 vezes o que recebe um caixa. É assim que o Brasil se torna um dos campeões mundiais de concentração de renda. 

> Para atingir os lucros gigantescos, os bancos pressionam os bancários a vender produtos aos clientes, mesmo que eles não precisem. 

> Os bancos exigem metas cada vez maiores, impossíveis de serem atingidas. Por isso os bancários estão adoecendo. Mas os banqueiros não querem discutir medidas para preservar a saúde. 

> As filas intermináveis nas agências ocorrem porque faltam funcionários. Enquanto a economia brasileira continua gerando empregos, os bancos fecharam mais de 15 mil postos de trabalho nos últimos 18 meses, para aumentar os lucros.

> Os bancos no Brasil cobram os juros e as tarifas bancárias mais altas do mundo. Eles só "sugam" os clientes e não oferecem contrapartidas sociais ao Brasil e aos brasileiros. 

> Mesmo com esses ganhos, os bancos investem pouco em segurança para proteger a vida de bancários, vigilantes e clientes. Só no primeiro semestre deste ano, houve 30 mortes em assaltos envolvendo bancos, dos quais 21 eram clientes. 

> Por tudo isso, os bancários estão em greve. 

> Desculpe pelo transtorno. Mas é que estamos tentando melhorar o atendimento a você. Por isso contamos com seu apoio e compreensão. 

Contraf-CUT e Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul e Região

Fonte: Contraf-CUT com edição Bancax

 


Compartilhe este conteúdo: