Mesmo com lucros bilionários e alta rentabilidade, os bancos continuam fazendo feio quando se trata de gerar empregos no país. Em agosto, enquanto a economia em geral criou 127,8 mil postos de trabalho – crescimento de 26,46% em relação a mesmo mês de 2012 e de 0,32% em relação ao mês anterior –, o setor bancário apresentou saldo negativo: menos 957 empregos em agosto.

O desempenho do setor bancário foi pior que o de julho deste ano (menos 460 empregos) e só não supera o de abril de 2013, quando o saldo foi de 1.036 empregos a menos. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego.

No acumulado do ano, os bancos já extinguiram 3.374 postos de trabalho. Enquanto que de janeiro a agosto, a economia brasileira gerou mais de 1 milhão de vagas.

A situação é pior quando se leva em conta apenas os bancos múltiplos com carteira comercial, que inclui os cinco maiores (Banco do Brasil, Itaú, Bradesco, Santander e HSBC) e exclui Caixa Federal e outros bancos menores (comerciais, múltiplos sem carteira comercial e de investimento). O saldo sobe para 6.987 empregos extintos entre janeiro e agosto. No mês, os múltiplos com carteira comercial tiveram saldo negativo de 1.187 postos.

Campanha – Fim das demissões e mais contratações estão entre as principais reivindicações da Campanha Nacional dos Bancários, que estão em greve desde o dia 19. A falta de funcionários nos bancos resulta ainda em sobrecarga e adoecimento de trabalhadores.

Fonte: Seeb Bancários

 

 


Compartilhe este conteúdo: