A manhã chuvosa do dia 03 de outubro reuniu mais de 60 bancários em protesto, todos em frente à Agência Central do Banco do Brasil. Até a chuva aderiu ao movimento e deu trégua quando os apitos e buzinas atingiram aos ouvidos de todos, alertando o abuso dos banqueiros à população.   

A manifestação começou às 11h, houve reunião aberta esclarecendo os rumos do movimento grevista e ao microfone Nelso Bebber, coordenador da secretaria de política sindical e organização do Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul e Região, assegurou o incentivo às novas adesões da greve “somente juntos em grande número conseguiremos acabar com a intransigência dos banqueiros e Fenaban.”

Nesta manhã o total de agências paralisadas somente em Caxias do Sul somam 45 unidades, no total da base territorial deste sindicato são 58 agências, no Rio Grande do Sul o número chega a 1.024.  O ato foi organizado com objetivo de unir ainda mais a categoria e os grevistas, duas das principais agências do Banco do Brasil aderiram ao movimento nesta manhã em resposta ao protesto.

A surpresa da atividade ficou por conta de uma inusitada apresentação que trouxe aos grevistas a cultura do povo brasileiro, da ativista social Marinalva Conceição, natural da Bahia.  A Baiana propagou através de seu canto e sua dança que as dificuldades pelas quais passamos diariamente são os maiores motivos para lutarmos por melhorias.  “Na Bahia eu dancei com a lata d’água na cabeça, aqui em Caxias do Sul eu danço com o garrafão de vinho”, contou a artista bastante aplaudida durante a apresentação. Teve gente da TV filmando tudo ali.

As 12h30, no encerramento do ato, foi servido aos presentes um tradicional carreteiro de charque como almoço. A manifestação atingiu a população, que recebeu com simpatia uma Carta Aberta explicativa sobre os motivos da greve e respondeu com apoio ao movimento e aplausos.

 

Assessoria de Imprensa Bancax

 


Compartilhe este conteúdo: