Grevistas reunidos no sindicato dos Bancários de Caxias do Sul e Região, ao 34º dia de GREVE, aguardam com expectativa o resultado das negociações entre o Comando dos Banrisulenses e a direção.
O Comando, em reunião com representantes do Banco,  na Associação dos Bancos do RS, os dirigentes sindicais reiteraram que a contraproposta apresentada pela instituição na segunda-feira (21), não atende aos anseios do conjunto dos funcionários em greve.

No documento (clique aqui), o Comando destaca que é fundamental a presença de questões consideradas essenciais pelos banrisulenses no Acordo Coletivo. Entre as prioridades elencadas pelos dirigentes sindicais estão: Plano de Carreira; PLR Linear de 2%; criação de gratificações para tesoureiros, Call Center e plataformistas; reajuste de 8,5% em todas as gratificações e verbas adicionais; extensão do pagamento da 13ª cesta alimentação e PLRs aos afastados por problemas de saúde; inclusão das horas da greve do Banrisul na regra da Fenaban e a renovação das demais cláusulas do acordo de 2011.
Plano de Carreira – No caso do Plano de Carreira, o Comando dos Banrisulenses reivindica o aumento do número de vagas por merecimento com desvinculação do resultado financeiro do Banco; a retomada dos trabalhos da Comissão Paritária sobre Plano de Carreira com criação de grupos de trabalho específicos para as áreas de Tecnologia da Informação e Call Center; a desvinculação da efetivação do Plano de Carreira à migração nos planos da Fundação Banrisul de Seguridade Social. Além disso, os banrisulenses querem ajuste de mercado e recomposição do piso para área de TI/II e o incentivo de vantagem de nível ao Quadro A.

O Comando dos Banrisulenses entregou no início da tarde desta terça-feira um documento à direção do Banrisul, em resposta à nova proposta apresentada pelo banco nesta segunda-feira (21). O movimento sindical destacou que a proposta do banco continua insuficiente e manifestou a intenção de continuar negociando a pauta específica.

Após apresentação das reivindicações do documento pelo Comando, os negociadores do Banrisul solicitaram um tempo na negociação para avaliação dos itens propostos. Na retomada da negociação, os representantes do Banco mostraram disposição apenas para mudar o critério de compensação dos dias parados na greve. Ao invés de compensar duas horas por dia por tempo indeterminado, os diretores do Banrisul propuseram a compensação de 1h diária até 31 de dezembro deste ano.

A reunião já foi encerrada e os sindicatos filiados à Fetrafi-RS realizam assembleias no fim da tarde desta terça-feira, 22, para avaliar as negociações específicas e deliberar sobre os rumos da greve no Banrisul.

 Atualizada as 17h10

Fonte: Imprensa Bancax com Infos Fetrafi-RS
 


Compartilhe este conteúdo: