Sindicato do Rio comemora 84 anos e homenageia ex-diretor Vilela

Viela foi um dos mais importantes sindicalistas da categoria bancária, morto em 2000. Formulador, culto e preparado, sempre se preocupou com a formação política no movimento sindical. A merecida homenagem também faz parte das comemorações dos 84 anos da entidade, ocorrida no dia 17 de janeiro.

Funcionário do antigo Banespa, teve atuação marcante como diretor da entidade de 95 a 97. Paulista de Taubaté, atuava no movimento sindical desde 1970, em plena ditadura militar.

Opositor ferrenho do governo Fernando Henrique Cardoso e do neoliberalismo, foi uma das mais veementes vozes contra a privatização do Banespa. Era membro da direção estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) e sempre defendeu a unidade das esquerdas.

"O nome de Vilela surge como forte referência da luta sindical. Em sua trajetória como sindicalista, defendeu o Sindicato como um instrumento da cidadania e esteve à frente de grandes demandas nacionais, contra as privatizações, especialmente a do Banespa, onde trabalhava. É uma merecida homenagem a este extraordinário companheiro bancário", disse, emocionado, o presidente do Sindicato, Almir Aguiar.

Fonte: Seeb Rio de Janeiro

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove + 2 =