A Contraf-CUT recebeu nesta quarta-feira (29), em São Paulo, nova visita do presidente e do diretor de Previdência da Fundação Banrisul de Seguridade Social (FBSS), Jorge Berzagui e Fábio Alves, respectivamente. Eles vieram discutir o processo de reestruturação dos planos de benefícios do fundo de pensão dos funcionários do banco, após a aprovação da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), ocorrida no último dia 20 de dezembro.

Os dois dirigentes da Fundação Banrisul foram recebidos pelo secretário de Imprensa da Contraf-CUT, Ademir Wiederkehr, e pelo diretor da Contraf-CUT e vice-presidente da Anapar, José Ricardo Sasseron.

Transparência

Berzagui e Fábio entregaram os regulamentos do Plano de Benefícios Saldado, do FBPREV II, do FBPREV (ex-BanrisulPrev) e do Plano de Benefícios I, bem como a cartilha, o guia rápido do simulador e o novo estatuto.

Também foi entregue a edição especial do informativo Atualidades, que traz uma carta aberta da Fundação Banrisul ao participante ativo ou assistido. Merece destaque o cronograma de mais de 50 encontros em Porto Alegre e 103 no interior gaúcho e em outros estados, entre fevereiro e março, para apresentar os novos planos e tirar dúvidas de ativos e assistidos, a fim de que cada participante possa decidir de forma consciente.

O processo estabelece incentivos dos patrocinadores para quem migrar e também acordos judiciais para participantes que moveram ações.

O prazo para quem optar por sair do Plano de Benefícios I e migrar sua Reserva Transferência para um dos dois novos planos recém-aprovados pela Previc inicia na próxima segunda-feira, dia 3 de fevereiro, e vai até o dia 3 de abril.

Segundo Berzagui e Fábio, a Fundação Banrisul enviou para a residência dos 7.500 funcionários ativos e dos 5.500 aposentados e pensionistas diversos materiais informativos para que entendam melhor os novos planos, assim como o cronograma de eventos que darão ampla divulgação ao processo. Além disso, a entidade colocou no ar um hotsite com vídeos e outros esclarecimentos.

Eles disseram também que a partir desta quarta-feira cada participante já pode acessar o simulador, que permite fazer uma projeção do benefício.

A reestruturação é resultado dos trabalhos da Comissão Tripartite, criada em 2012, com a participação de representantes dos participantes ativos (Fetrafi-RS e Sindicato dos Bancários de Porto Alegre) e assistidos (Afaban), patrocinadores (Banrisul e Badesul) e Fundação Banrisul.

Adesão voluntária

"Conclamamos os ativos e assistidos da Fundação Banrisul para que leiam os materiais informativos, conheçam os novos planos, acessem o simulador e participem de um dos encontros programados, o que possibilitará a cada banrisulense fazer a sua escolha de forma voluntária e bem pensada", ressalta Ademir.

Sasseron, que já foi diretor eleito da Previ, considerou um avanço a forma participativa de construção dos novos planos e o atual processo de debates através dos encontros previstos com os participantes, servindo de exemplo para outros fundos de pensão que atravessam problemas estruturais e déficit seguidos.

Ademir e Sasseron destacaram aos dirigentes da Fundação Banrisul que a Contraf-CUT acompanhará junto com as entidades sindicais dos bancários do Rio Grande do Sul os desdobramentos dos próximos passos, de olho no respeito aos direitos dos participantes e nos efeitos da adesão no presente e no futuro, visando garantir uma aposentadoria digna para todos os banrisulenses.

Fonte: Contraf-CUT
 


Compartilhe este conteúdo: