Nesta sexta-feira, 28, a direção do Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul e Região (Bancax), em parcerias com outros sindicatos das classes trabalhadoras; e sindicatos patronais ligados à Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul realizam um trabalho de divulgação sobre a importância da prevenção das Lesões por Esforços Repetitivos (LER), ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT).

A atividade será realizada nos pavilhões da Festa da Uva, junto ao pórtico de entrada e no estande do Sindicato dos Plásticos (Simplas). A partir das 16h será feita a distribuição de uma cartilha elaborada em parceria com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da Serra (Cerest/Serra), com informações sobre a doença e maneiras de previní-la.


LER/Dort

Desde 2000, o último dia do mês de fevereiro, é considerado Dia Internacional do Combate às Lesões por Esforços Repetitivos (LER), ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT). A data tem por objetivo levar ao público em geral e aos trabalhadores, informações sobreo tema, difundir as causas e combater a disseminação destas doenças, que estão entre as principais responsáveis por afastamentos do trabalho.

Em levantamento realizado tomando por base dados do Instituto Nacional de seguridade Social, 21.144 bancários foram afastadas do trabalho durante o ano de 2012. O estudo aponta que 27% dos afastamentos são decorrentes de lesões por esforço repetitivo (LER/Dort) e outros 26% por transtornos mentais e comportamentais, como estresse, depressão e síndrome do pânico. Em 2011, o número de bancários licenciados foi de 20.714.

“Os bancários estão entre os que mais sofrem com doenças ocupacionais relacionadas à forma de gestão dos bancos que apostam numa rotina de metas abusivas, extrema pressão e assédio moral como forma de aumentar sua produtividade”, destaca a coordenadora da Secretaria de Imprensa, Propaganda e Mobilização do Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul e Região (Bancax), Vaine Andriguete.

A imposição de metas, a cobrança de objetivos cada vez maiores e inatingíveis, a concorrência exacerbada entre colegas, remuneração variável, prêmios por produtividade, concessão de promoções, metas coletivas e individuais, obrigam os indivíduos a exigirem sempre mais de seus corpos e mentes. E assim, a categoria adoece com mais frequência em maior número.

Grupo de ajuda no sindicato

Foi devido a grande demanda de adoecimento no setor bancário que desde dezembro de 2006 o Bancax conta com ajuda psicológica para a categoria. Além disso, foi criado o grupo específico para tratar os bancários afastados do trabalho em decorrência de acidentes de trabalho ou doença ocupacional. O grupo União Solidária dos Bancários Afastados reúne semanalmente na sede do sindicato. Nesses encontros, os bancários hoje afastados das suas funções discutem suas necessidades, desafios e formas de recuperação.

Marlei Ferreira
Assessoria de Comunicação e Imprensa
Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul e Região

 


Compartilhe este conteúdo: