Fetrafi-RS comemora 71 anos e reafirma organização e defesa da categoria

Nesta quinta-feira, 1º de Maio, a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras comemora a passagem dos seus 71 anos de fundação (1943-2014). A entidade de grau superior agrega 38 sindicatos filiados, cujas bases sindicais abrangem um contingente de 27 mil trabalhadores de instituições públicas e privadas.

Pautada pela democracia e pelo respeito à pluralidade de pensamento, a gestão da Fetrafi-RS é responsabilidade do Colegiado Executivo, composto por sete diretores, cujas ações são avalizadas pelo Sistema Diretivo. Este fórum deliberativo é integrado por representantes eleitos pelos 38 sindicatos filiados Fetrafi-RS.

Ao longo de sua trajetória sindical, a Fetrafi-RS acompanhou processos de modificação do emprego bancário, defendeu os direitos da categoria junto ao patronato e integrou as lutas coletivas da classe trabalhadora do Rio Grande do Sul.

Além de pautar os interesses específicos dos trabalhadores em instituições financeiras e financiários, a Federação ainda participou ativamente de movimentos políticos que mudaram a história do país como a luta contra a ditadura militar e o movimento pelas eleições diretas.

A Federação assumiu durante seus 71 anos de história o protagonismo em importantes frentes de luta contra a discriminação, por melhores condições de trabalho, pela valorização e manutenção do emprego, pela redução da jornada, contra a violência organizacional e por mais segurança nos bancos.

A defesa da categoria bancária é a prioridade da Fetrafi-RS, com ênfase para a manutenção de direitos e novas conquistas, garantidas através das mesas de negociação com a Fenaban, direções dos bancos públicos e Sindicato das Financeiras e Cooperativas de Crédito. A organização da luta sindical tem foco nestes objetivos e ocorre através do encaminhamento das demandas definidas pelos fóruns deliberativos da categoria no Estado.

"Completamos mais um ano de uma vida longa, repleta de grandes lutas. Cada passo dado pela Federação representa a efetivação de mais uma conquista. Temos pela frente grandes desafios: a organização de mais uma campanha salarial e a integração da nossa pauta com as bandeiras de luta da classe trabalhadora em geral. Cabe destacar que a Fetrafi-RS continuará cumprindo o seu papel, enquanto entidade legítima e representativa dos trabalhadores em instituições financeiras", afirma o diretor de Comunicação da entidade, Juberlei Bacelo.

"Parabenizo a Fetrafi-RS por seus 71 anos de luta. Protagonista na defesa e ampliação dos direitos dos trabalhadores do sistema financeiro, a Federação sempre potencializou as atividades de luta dos trabalhadores e dos movimentos sociais. Através do Sistema Diretivo, a Federação atua democraticamente. O SindBancários está entre os 38 sindicatos que fazem parte dessa rede, que fortalece cada vez mais a luta dos bancários. Vida longa à Federação!", destaca Mauro Salles, presidente do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre.

"Quero parabenizar os companheiros e as companheiras da Fetrafi-RS pelos seus 71 anos de lutas e conquistas. É uma longa e vitoriosa trajetória que engrandece a entidade que representa os trabalhadores e as trabalhadoras em instituições financeiras do Rio Grande do Sul. Ao longo dessa história, essa federação sempre mostrou coragem e determinação, peleando na defesa dos direitos da categoria desse Estado, e vem cumprindo também um papel fundamental na construção da unidade nacional dos bancários, o que garantiu a conquista em 1992 da convenção coletiva de trabalho, válida para funcionários e funcionárias de bancos públicos e privados de todo o Brasil. Mas a luta continua e os desafios não são poucos. Contudo, tenho certeza de que juntos, com ousadia, unidade e mobilização, poderemos seguir realizando sonhos, arrancando novas conquistas econômicas e sociais para a categoria e a classe trabalhadora e construindo um Brasil mais justo e igualitário para todos", salienta Carlos Cordeiro, presidente da Contraf/CUT e da UNI Américas Finanças e coordenador do Comando Nacional dos Bancários.

Fonte: Fetrafi-RS
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + quinze =