Estratégias diferenciadas causam impacto no desempenho dos bancos

Ao analisar as demonstrações financeiras dos seis maiores bancos que operam no Brasil, relativas ao ano de 2013, o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) registra que essas instituições apresentaram resultados bem distintos, decorrentes de estratégias de negócios diferenciadas.

O estudo do Dieese mostra que os bancos públicos deram prosseguimento à expansão de suas carteiras de crédito e obtiveram crescimento dos lucros e da rentabilidade. No caso dos bancos privados, os dois maiores (Bradesco e Itaú) apresentaram bons resultados, embora tenham tido pouca expansão ou manutenção das operações de crédito e da rentabilidade. As instituições financeiras internacionais, como Santander e HSBC, tiveram queda nos lucros e na rentabilidade e ligeiro incremento da carteira de crédito. A despeito dessas diferenças, segundo o Dieese, os bancos brasileiros continuam sendo um dos segmentos empresariais mais rentáveis do país e do mundo.

Nos bancos privados, intensificou-se o fechamento de postos de trabalho, tendência também seguida pelo Banco do Brasil. Entre os seis maiores bancos do país, a Caixa Econômica Federal manteve forte geração de postos de trabalho. E registrou, de forma mais contundente do que as demais instituições financeiras, significativo crescimento do lucro líquido, da rentabilidade e das operações de crédito, mesmo com a redução dos juros e dos spreads bancários.

Os números dos gigantes do sistema financeiro nacional também são relevantes. Tanto que, em 2013, o total de ativos dos seis maiores bancos em atividade atingiu o montante de RF$ 4,8 trilhões, com evolução de 11,6% em relação a 2012. Um dos destaques foi a Caixa, que chegou a volume de R$ 858,3 bilhões. O patrimônio líquido dessas instituições cresceu 8,5% em 12 meses, atingindo um montante de R$ 315 bilhões no ano passado.

Esses dados constam da quinta edição do “Desempenho dos Bancos”, estudo realizado pela subseção Dieese – Rede Bancários. Para saber mais detalhes desse levantamento, acesse Dieese – Clique Aqui.

 

Fonte: Fenae
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze − 8 =