Uma nova Campanha Nacional já se aproxima e muitos bancários dos bancos privados ainda não conseguiram gozar a folga assiduidade. A conquista foi garantida na convenção coletiva do ano passado e garante um dia de ausência remunerada ao empregado que não tenha nenhuma falta injustificada entre 1º de setembro de 2012 e 31 de agosto de 2013.

O direito à folga assiduidade precisa ser exercido até o dia 31 de agosto deste ano. O Sindicato dos Bancários de Pernambuco tem recebido denúncias de empregados de diversas agências do Itaú que não estão conseguindo garantir o direito.

Segundo o secretário de Bancos Privados do Sindicato, Geraldo Times, os trabalhadores tentam agendar a data para a folga e são "convencidos" pelos gestores a deixarem para outra data.

"A escolha do dia de folga deve ser decidida em conjunto entre o funcionário e seu gestor. Mas uma nova data-base já está chegando e muitos empregados, pressionados pelos gerentes, ainda não usufruíram de seus direitos", questiona.

Bradesco

O Itaú não é o primeiro banco a burlar ou dificultar o exercício do direito dos empregados. No Bradesco, as denúncias foram de chefias que assinalaram, de forma unilateral, o dia 31 de dezembro como abono assiduidade.

"Quem tiver qualquer dificuldade em garantir sua ausência remunerada, deve entrar em contato com o Sindicato para que se possa buscar uma solução", afirma Geraldo. O telefone do Sindicato é (81) 3316-4233.

Fonte: Seec Pernambuco
 


Compartilhe este conteúdo: