Bancários de todo o país comemoram nesta quinta-feira, 28 de agosto, o Dia do Bancário. Há muito que celebrar na história de uma categoria que participou dos mais importantes momentos da política brasileira nas últimas nove décadas e ajudou a construir a democracia no país.

Mas, além da festa, é também um dia para reflexão sobre o atual momento dos bancários. Se, por um lado, garantimos nestes anos conquistas históricas, também enfrentamos hoje grandes e novos desafios, como a institucionalização do assédio moral e um crescimento salarial e de participação nos lucros incompatível com o lucro e a rentabilidade dos bancos, que na ultima década vêm batendo recordes sobre recordes.

Por isso, queremos mais! Mais salário, mais respeito, mais saúde!

Nos seis primeiros meses de 2014, Itaú-Unibanco, Bradesco, Santander, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal – os cinco maiores atuando no País – tiveram lucro líquido de R$ 28,5 bilhões. Alta de 16,5% em relação ao mesmo período de 2013.

Tamanha lucratividade é à custa das escorchantes tarifas cobradas dos clientes, diminuição de funcionários, metas abusivas para vendas de produtos e da saúde dos mais de 500 mil bancários no País.

Em 2013, segundo estatísticas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), 18.671 bancários foram afastados do emprego devido a adoecimentos.

Desses afastamentos, 4.589 foram por distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (Dort), mais conhecidos no Brasil como lesões por esforços repetitivos (LER). E 5.042, por transtornos mentais e comportamentais, como ansiedade, depressão, estresse pós-traumático e síndrome do pânico.

Agosto também marca o início da Campanha Nacional dos Bancários 2014. Com nossa organização conquistamos a realização de uma campanha salarial unificada, envolvendo bancários de todos os cantos do país.

Este ano QUEREMOS MAIS!

Mais emprego, com o fim das demissões e a contratação de mais pessoas para desafogar as agências e não sobrecarregar os trabalhadores empregados!

Mais saúde, com o fim das metas abusivas, fim do assédio moral e sexual!

Mais salário, com aumento real!

Mais segurança, com agências seguras!

Mais igualdade, com oportunidades e valorização para todos e todas, sem discriminação de religião, gênero e cor!

 

Diretoria Colegiada do Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul e Região


Compartilhe este conteúdo: