Na manhã desta segunda-feira, 10, trabalhadores da Gerência Regional de Comércio Exterior (Gecex) do Banco do Brasil (BB) da agência central de Caxias do Sul paralisaram suas atividades durante uma hora, para protestar contra a reestruturação anunciada pela instituição, que vai provocar o fechamento do órgão no município e em todas as demais unidades onde á Gecex. A paralisação foi organizada pelo Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul e Região para chamar a atenção das empresas locais e também da direção do BB, numa tentativa de evitar o fechamento do órgão.

De acordo com o coordenador da Secretaria de Política e Organização Sindical do sindicato caxiense, Nelso Bebber, somente em Caxias do Sul 20 trabalhadores serão diretamente atingidos pela medida. “A reestruturação nas Gecex provocará fechamentos do setor aqui no município, com prejuízos aos funcionários, que terão uma redução drástica nos seus salários ou. Isto afetará não apenas o bancário, mas também seus familiares”, disse Bebber.

Com a medida todas as operações que eram realizadas para as empresas da serra e demais cidades do interior serão transferidas para Porto Alegre (negocial) e Curitiba (operacional). A data prevista para o fechamento da Gecex de Caxias do Sul é dia 12 de dezembro de 2014. As empresas que faziam uso dos serviços oferecidos pelo BB terão que esperar mais, já que tudo será encaminhado para as agências da capital gaúcha e paranaense.

Impacto

Além do prejuízo às empresas, o fechamento da agência impacta diretamente os funcionários. Só em Caxias do Sul 20 trabalhadores terão que ser realocados, dependendo de abertura de vagas em outras agências. Alguns deverão perder o comissionamento, significa, em alguns casos, a diminuição de até 50% dos salários. Em todo o RS serão cerca de 150 funcionários prejudicados, o que trará grande impacto nas suas vidas e de suas famílias.

De acordo com o banco, a instituição passa por uma reestruturação da rede Gecex em todo o país e Caxias do Sul entrou na lista de cortes. Outras agências também já encerraram as atividades, entre elas nas cidades de Fortaleza, Vitória e Manaus.

Há também a preocupação com o mercado empresarial, que depende de serviços de qualidade para fomentar os negócios internacionais. A Gecex Caxias do Sul é referência em expertise e know how em câmbio e negócios internacionais, facilitando o acesso de empresas, despachantes e corretoras.

Mobilização

A mobilização na cidade teve início tão logo anunciada a reestruturação do BB. No dia 31 de outubro, o sindicato realizou uma reunião com os trabalhadores do Gecex da cidade, que contou também com a participação de representantes do Comissão de Empresa (COE) do BB e Fetrafi-RS. Através da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), foi enviado um ofício à direção do baco pedindo a imediata suspensão da reestruturação.

 


Compartilhe este conteúdo: