A Polícia Federal (PF) realiza nesta quarta-feira (19), a partir das 9h, a 103ª reunião da Comissão Consultiva para Assuntos da Segurança Privada (CCASP), em Brasília. Estarão em julgamento 697 processos movidos contra bancos, além de 729 contra empresas de vigilância, transporte de valores e centros de formação de vigilantes.

Todos os processos foram abertos pelas delegacias estaduais da PF (Delesp) e comissões de vistoria, em razão do descumprimento da lei federal nº 7.102/83, que trata da segurança nos estabelecimentos financeiros, e das portarias da PF.

Essa será a quarta reunião em 2014. A CCASP é um fórum que conta com a participação do governo, bancários, representados pela Contraf-CUT, vigilantes e entidades patronais, como a Febraban.

Os processos contra bancos são resultado da fiscalização anual do plano de segurança dos estabelecimentos e das denúncias de irregularidades que podem ser também encaminhadas pelas entidades sindicais.

"Orientamos mais uma vez os sindicatos e as federações a verificar se a legislação federal de segurança está sendo cumprida nas agências e postos de atendimento bancário. Caso negativo, as entidades devem encaminhar denúncias por escrito para a Delesp mais próxima, pedindo fiscalização para que as normas de segurança sejam respeitadas, como forma de proteger a vida de trabalhadores e clientes", salienta o secretário de imprensa da Contraf-CUT e coordenador do Coletivo Nacional de Segurança Bancária, Ademir Wiederkehr.

Reunião do Coletivo Nacional de Segurança Bancária

A Contraf-CUT promove nesta terça-feira (18), às 9h, uma reunião do Coletivo Nacional de Segurança Bancária, no espaço da Confederação, na sede do Sindicato dos Bancários de Brasília. O objetivo é analisar os processos que estarão na pauta da 103ª reunião da CCASP.

Fonte: Contraf-CUT
 


Compartilhe este conteúdo: