As taxas médias de juros cobradas pelos bancos no cheque especial subiram em dezembro, segundo pesquisa da Fundação Procon de São Paulo. Já as taxas do empréstimo pessoal caíram. A maior taxa de juros no cheque especial foi verificada no Santander, que é de 12,99%

A taxa média do cheque especial passou de 10% para 10,15% ao mês. Dos sete bancos pesquisados, quatro subiram as taxas cobradas. A maior alta verificada foi na Caixa Econômica Federal, que passou de 6,33% para 7,03% ao mês, variação positiva de 11,06% em relação à taxa de novembro.

O HSBC registrou variação positiva de 2,50%, o Banco do Brasil, 0,22% e o Bradesco, 0,21%. Os demais bancos mantiveram suas taxas de cheque especial.

Empréstimo pessoal

Já no empréstimo pessoal, dois elevaram a taxa, sendo que em um dos bancos pesquisados houve redução, os demais permaneceram com os mesmos índices praticados no mês anterior. A taxa média foi de 5,85% ao mês, inferior à do mês anterior, que foi de 6,01%, representando um decréscimo de 0,16 ponto percentual.

A maior alta foi verificada na Caixa Econômica Federal, que alterou de 3,75% para 3,91% ao mês, representando uma variação positiva de 4,27% em relação à taxa do mês anterior. A única queda constatada foi no Banco Bradesco, alteração de 7,76% para 6,45% ao mês, variação negativa de 16,88% em relação à taxa de novembro.

A pesquisa foi realizada pelo Procon estadual de São Paulo, com dados coletados no dia 4 de dezembro em sete instituições financeiras: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Safra e Santander.

Segundo a entidade, os aumentos são reflexo da alta da Selic, que passou de 11,25% para 11,75% neste mês.

Cautela nos gastos

O Procon-SP recomenda que com o recebimento do 13º salário, o consumidor dê prioridade na quitação de dívidas e, na medida do possível, evite contração de novos empréstimos, visto que os juros estão em ascensão. Os consumidores devem, ainda, evitar a utilização do limite do cheque especial e o rotativo do cartão de crédito, programando seus gastos na exata medida do seu orçamento.

E aos que tiverem possibilidade de quitar os tributos de início do ano como IPTU e IPVA, que o façam à vista, uma vez que os descontos costumam se apresentar bem vantajosos, diminuindo o comprometimento da renda nos meses seguintes.

Fonte: G1
 


Compartilhe este conteúdo: