Os três homens fortemente armados que atacaram a agência do banco Santander por volta das 8h30, no bairro Santa Cecília em Porto Alegre, realizaram a décima ação de criminosos contra banco em 2015. Em 12 dias, o janeiro deste ano já se mostra 25% mais violento que o janeiro de 2014. No ano passado, até o dia 13, houve oito ataques a bancos em todo o Estado.

A agência do Santander localiza-se na rua Vicente da Fontoura, proximidades da avenida Protásio Alves. Os diretores do SindBancários Sandro Rodrigues, Ernesto dos Santos foram até a agência para garantir que o banco cumprisse todos os trâmites legais no atendimento pós-assalto aos colegas.

Uma das questões que os diretores foram observar disse respeito à emissão da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT). “A CAT é um instrumento de registro de exposição dos trabalhadores a algum tipo de risco ou mesmo de acidente de trabalho. Os bancos são obrigados a emitir, pois é a prova de que houve algum sinistro. Em caso de assaltos, os bancos, por vezes, resistem a realizar esta emissão. Mas é lei. Os trabalhadores têm direito a esse importante instrumento que registra o risco e exige o compromisso do banco em atuar no tratamento dos trabalhadores”, explicou Sandro.

O diretor Ernesto dos Santos disse que os colegas da agência estava com medo e muito tensos. “Os assaltos são muito violentos e causam um trauma que, às vezes, pode aparecer uma ou duas semanas depois. Estivemos na agência para garantir que as atividades estariam suspensas. Não é possível que a agência fique aberta quando os trabalhadores não têm condições de trabalhar”, disse Ernesto.

A diretora e funcionária Santander, Natalina Gué, disse que de que o Sindicato também se faz presente para garantir que os colegas tenham atendimento psicológico pós-assalto por parte do banco.

O presidente do SindBancários, Everton Gimenis, lamentou o crescimento da violência já nos primeiros dias de janeiro e reiterou que os bancários que se sentirem desrespeitados pelo banco entrem em contato com o Sindicato. “Temos um trabalho muito forte na área de segurança. Atuamos tanto na prevenção, cobrando dos bancos investimentos em equipamentos de segurança obrigatórios e previstos em lei, como das autoridades pública para que haja investimento em inteligência policial e investigação”, avaliou Gimenis.

Modus operandi

Segundo a polícia, os assaltantes entraram no banco pelo setor dos caixas eletrônicos. Era bem cedo, e os funcionário ainda não haviam chegado. Então, os criminosos aguardaram a chegada dos funcionários e foram rendendo um a um. Assim que entraram no local, todos foram levados à parte dos fundos da agência.

A gerente foi obrigada a abrir o cofre do banco. O dinheiro foi levado, mas a quantia não foi divulgada. Os homens fugiram em um carro e ninguém soube informar o modelo do veículo. A agência permaneceu fechada durante todo o dia.

Estatística do medo

Janeiro 2015

Dia 01 – Banco do Brasil. General Câmara. Explosão de agência do BB.

Dia 01 – Caixa Econômica Federal. Passo Fundo. Arrombamento de agência.

Dia 01 – Banco do Brasil. Campo Bom. Arrombamento de agência.

Dia 02 – Banrisul. Passo Fundo. Tentativa de arrombamento de agência.

Dia 04 – Banco do Brasil. Caxias do Sul. Explosão de caixa eletrônico.

Dia 04 – Banrisul. Joia. Tentativa de arrombamento de caixa eletrônico.

Dia 07 – Santander. Pelotas. Assalto á agência.

Dia 08 – Banrisul. Cruz Alta. Assalto a posto bancário.

Dia 09 – HSBC. Farroupilha. Arrombamento de caixa eletrônico.

Dia 13 – Santander. Porto Alegre. Assalto com funcionários rendidos.

Fonte: Imprensa SindBancários
 


Compartilhe este conteúdo: