Três quartos da população brasileira acima de 10 anos têm telefone móvel, segundo dados suplementares da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), liberados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), nesta quarta-feira (29). Ao todo, o levantamento de 2013 contabilizou 130,2 milhões (75,2%) de pessoas que possuem um celular.

O aumento na penetração dos telefones móveis chama a atenção em comparação com a última pesquisa. Em 2008, o IBGE havia contabilizado 87,1 milhões pessoas com telefone móvel para uso pessoal. Em cinco anos, houve aumento de 131,4 % na posse desses dispositivos.

Os Estados da região Centro-Oeste são os que mais concentram cidadãos com telefone celular: 83,8% das pessoas têm um telefone móvel. Na sequência, vem a região Sul (79,8%), Sudeste (79,5%), Norte (66,7%) e Nordeste (66,1%).

Em um recorte do estudo por Estados, os que tiveram maior crescimento em posse comparado com 2005 foram Tocantins (foi de 27% para 74,6%), Paraíba (de 26,2% para 73%) e Bahia (de 21,2% a 67%).

Metade da população brasileira já acessou a internet

Em 2013, o IBGE calculou que 85,6 milhões de pessoas (49,4% da população) já havia acessado a internet por meio de diversos equipamentos (computador, tablet, smartphone, entre outros).

O instituto considerou para a pesquisa pessoas com mais de dez anos e que acessaram a internet pelo menos uma vez nos três meses anteriores ao levantamento.

No que diz respeito ao acesso à rede por domicílio, foram contabilizadas 31,2 milhões de casas (48%) com conexão.

O tipo de conexão mais comum usada nas casas é a banda larga fixa (77,1%), a banda larga móvel (43,5%) e, por último, a conexão discada (2,3%).

Um dos destaques sobre o tipo de link mais usado é a região Norte do país. De acordo com o IBGE, 75,4% das conexões em domicílios é feita por um acesso móvel. Em todas as outras regiões, há predominância de banda larga fixa.

Acesso por equipamentos

O acesso à internet via computador continua sendo o mais comum no Brasil. Das 31,2 milhões residências com acesso à internet, na maioria delas ocorre via PC. Segundo o Pnad, em 27,6 milhões os PCs são a principal forma de conexão à rede.

O restante (3,6 milhões) tem acesso apenas por meio de outros equipamentos, como smartphones, tablets ou televisão.

TV digital está em um terço das casas

De acordo com a Pnad, 31,2% dos domicílios do país assistem à TV com sinal digital. Os outros tipos de acesso à transmissão são via antena parabólica (38,4%) e TV por assinatura (29,5%).

Governo e emissoras de TV têm se esforçado para expandir a transmissão de TV digital, pois nos próximos anos o sinal de TV analógico será desligado para melhorar a transmissão de internet 4G.

Em 2014, o governo vendeu os "espaços" de frequência de TV analógica para operadoras aumentarem a cobertura 4G. Segundo o Ministério das Comunicações, o desligamento do sinal analógico será gradual. Começará neste ano no município de Rio Verde, em Goiás. A partir de 2016, se estenderá para cidades maiores e deverá acabar em dezembro de 2018.

Realizado em convênio com o Ministério das Comunicações, esse suplemento do Pnad 2013 voltado para a área tecnologia tem como objetivo subsidiar políticas públicas nesse setor. Foram analisados dados referentes à posse de TVs, tipo de transmissão em que a população mais assiste à televisão, posse de telefone celular, acesso à internet etc.

Fonte: UOL

 


Compartilhe este conteúdo: