Uma realização do Núcleo de Moda do Sindicato das Indústrias do Vestuário e do Calçado do Nordeste Gaúcho (Sindivest), o 7º Fórum de Moda ocorre no dia 20 de maio de 2015, no auditório da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias). O evento vai receber com a presença de empresários, profissionais criativos e estudantes de Moda.

O 7º Fórum de Moda inicia com a palestra “Na Passarela: trends com WGSN”, ministrada pela gerente de contas sênior do Grupo WGSN Daniela Castello Bernauer, apresentando a análise de tendências das passarelas femininas e masculinas internacionais de inverno 2016.

Logo após o coffee break, inicia o painel “Brasil criativo: moda, consciência e felicidade”, também tema do evento, que propõe uma reflexão sobre o valor da moda na sociedade atual. A abordagem foi concebida pelo Núcleo de Moda, formado por profissionais e empresários do segmento da moda, que pesquisam as principais tendências de comportamento e consumo com o objetivo de identificá-las e traduzi-las às empresas têxteis da região Nordeste do Rio Grande do Sul.

Com pesquisa de conteúdo das profissionais Luciane Vicenzi e Priscilla Boff Ferronatto, o painel também vai ser mediado pelas duas pesquisadoras do Núcleo de Moda (Sindivest). Especialista em moda, formada e pós-graduada pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), com ampla experiência, Luciane presta assessoria a algumas empresas do RS. Priscilla é mestranda em Design Estratégico na UNISINOS, com especialização em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (2010) e graduação em Moda e Estilo pela Universidade de Caxias do Sul (2007).

O “fazer moda” em um debate que vai transcender a escolha de uma peça de roupa: “Acredito que a moda está vivendo um momento de transição e precisamos começar a pensar em novas formas de ver o sistema moda, já que não se trata apenas de uma peça de roupa, mas de um sistema muito maior e mais complexo”, destacam. Neste sistema formado pelas instituições de educação, profissionais de criação, confecção, varejo e publicidade, Luciane e Priscilla defendem que é preciso repensar a forma de fazer moda. Para elas, o “fast-fashion” é um retrato do valor que a moda tem na sociedade atual. Em contrapartida, vive-se em um mundo que não está mais sendo capaz de lidar com esse processo produção/descarte na velocidade desenfreada em que se desenvolve.

Os participantes, juntamente, com os painelistas convidados vão refletir sobre a necessidade de uma desaceleração, um slow fashion sob o olhar da moda sustentável. Trata-se de um espaço aberto para a reflexão e troca de ideias, a fim de contribuir para o desenvolvimento das indústrias, pesquisadores, profissionais e estudantes da região. Um seleto grupo formado pelo chef Charlie Tecchio Colonetti, pela estilista Gabriela Basso, pelo religioso e professor universitário frei Jaime Bettega, pela pesquisadora Kalinca Susin e pela professora de Design de Moda Bernadete Venzon vão enriquecer a troca de experiências sobre o ritmo das mudanças no comportamento da sociedade na atualidade.

Charlie Tecchio Colonetti é sócio-proprietário do restaurante Charlie em Caxias do Sul, desenvolve o projeto de trabalho “Herança Culinária” junto ao Governo do Estado e apresenta o programa de culinária “Na cozinha com o Charlie” da TV Caxias. Gabriela Basso é formada em Administração de Empresas e Design de Moda e conduz marca própria de moda autoral com foco em um consumo mais consciente. Já o frei Jaime Bettega é mestre em Administração com enfoque na Espiritualidade nas Organizações, professor de Ética no curso de Administração da UCS e coordenador da Pós-graduação em Espiritualidade no Mundo do Trabalho, da UCS.

Kalinca Susin é Mestre em Ciências Sociais pelas universidades de Freiburg na Alemanha e FLACSO na Argentina e trabalhou na Comissão da Felicidade Interna Bruta do Governo Real do Butão. Coautora dos livros “Moda, Sustentabilidade e Emergências” e “Design e Identidade Sustentável: valores como base para a inovação”, Bernardete Susin Venzon é especialista em Moda: Teoria e Prática Empresarial, professora da UCS, consultora de moda e identidade para empresas.

Com vagas limitadas, o 7º Fórum de Moda será aberto ao público em geral. Informações pelo e-mail sindivest@sindivest.com ou pelo telefone (54) 3228-2112.

Programação

20 de maio, quarta-feira, das 18h30min às 22h30min, no auditório da Cic Caxias
18h30min – Credenciamento
19 horas – Na Passarela: trends com WGSN
20 horas – Coffee Break
20h15min – Núcleo de Moda apresenta “Brasil criativo: moda, consciência e felicidade”

Serviço

As inscrições podem ser feitas pelo site sindivest.com. Para associados do Sindivest, o evento é gratuito. O investimento para estudantes de Design de Moda é R$ 30,00. Público em Geral investe R$ 60,00.

Fonte: Palavra Comunicação

 


Compartilhe este conteúdo: