Bancários de Florianópolis discutem aumento de doenças mentais na categoria

As doenças de ordem psíquica são hoje as principais responsáveis pelo afastamento de trabalhadores bancários de suas atividades. Além de serem doenças incapacitantes, os transtornos mentais e comportamentais se instalam de maneira silenciosa e de difícil identificação pelo doente. Foi pensando nesse cenário preocupante que a Coordenação de Saúde do Sindicato dos Bancários de Florianópolis e Região organizou o primeiro Seminário de Saúde Mental do Bancário, realizado na última quarta-feira (5).

Cerca de 60 pessoas estiveram presentes no auditório do Floph Hotel para debater o tema. Seis palestrantes discorreram sobre vários aspectos da saúde mental no mundo do trabalho. Entre os pontos expostos pelos palestrantes estavam: Saúde Mental na categoria bancária; As perspectivas do trabalho bancário; A atuação do Ministério Público em relação a precarização do trabalho na categoria; Organização e norma regulamentadora 17; Debate sobre saúde mental no âmbito da Psicologia e o direito à saúde mental e a responsabilidade do empregador.

"Todas as palestras foram relevantes. Muitas vezes o bancário tem dificuldade de se ver doente, mesmo com todo o sofrimento que enfrenta. Os próprios peritos do INSS tendem a tratar com descaso tais adoecidos. A exposição sobre os casos na Justiça, e como a os juízes têm tratado os pedidos de afastamento por distúrbios mentais, também foi outro ponto importante do debate", afirma secretário de Saúde e Segurança do Sindicato, Edson Alves.

Os transtornos mentais e comportamentais ocupam o 3º lugar no ranking das principais doenças geradoras de afastamento do trabalho no Brasil, ficando atrás apenas do afastamento devido a lesões, envenenamentos e consequências de causas externas. Na categoria bancária, em segundo lugar, estão as lesões por esforços repetitivos e distúrbios osteomusculares (LER/Dort).

Fonte: Seeb Florianópolis
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 5 =