Aguardado para os próximos meses, o edital de concurso para escriturário do Banrisul deverá contemplar pelo menos 300 vagas imediatas. Aos poucos, vão sendo conhecidos alguns detalhes de um dos certames mais esperados pelos gaúchos em 2015. A Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH) foi confirmada como banca organizadora do concurso. Também foi divulgado o valor da taxa de inscrição: R$ 67,80.

Segundo a assessoria de imprensa do banco, o levantamento das cidades onde as vagas serão localizadas ainda está sendo realizado pelos técnicos da instituição. O Banrisul tem agências nos Estados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco, Bahia e Distrito Federal. As exigências para a função de escriturário são Ensino Médio completo e idade mínima de 18 anos. O salário inicial da carreira é de R$ 1.638,62, mais benefícios.

O último concurso de escriturário do Banrisul foi em 2010 e teve 117 mil inscritos. Dos 6.176 candidatos aprovados, 4.485 tomaram posse até abril de 2014, quando venceu o prazo do certame. Nessa ocasião, as provas — também organizadas pela FDRH — foram compostas por 80 questões: 20 de português, 20 de informática, 20 de matemática financeira e 20 distribuídas entre atendimento ao público, conhecimentos bancários, marketing e técnicas de vendas. Segundo Beatriz Margarida Backes, professora de língua portuguesa e diretora do curso Vigor, a FDRH costuma seguir um mesmo perfil de prova nos concursos que organiza:

– São provas simples, que relacionam a teoria com as práticas do órgão para o qual a pessoa está prestando o concurso. Não é uma banca que se caracteriza por aplicar pega-ratões nos candidatos. Geralmente são questões afirmativas, cabendo ao aluno escolher entre verdadeiro e falso.

Para a professora, conteúdos como nexos, orações e pontuação costumam se sobressair nas provas de português da FDRH.

— É uma prova bem gramatical, sempre usando um texto como referência. É uma banca excelente para se estudar, porque ela não muda o perfil, tem uma filosofia de atuação — conclui Beatriz.

Na matemática financeira, é preciso ficar atento às disciplinas de juros simples e compostos, descontos simples e compostos, taxas, investimentos e planos de amortização.

— São conteúdos que se interligam com os conhecimentos bancários. Por isso, esse número alto de 20 questões — justifica a professora.

Fonte: ZH
 


Compartilhe este conteúdo: