Assédio Moral: Bancários de Curitiba fecham 14 agências do HSBC

O Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região (Seeb Curitiba) e a Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Paraná (Fetec-CUT-PR) fecharam durante a manhã desta quinta-feira (3) 14 agências bancárias do HSBC por conta de práticas de assédio moral realizadas nestes locais. São inúmeras as reclamações recebidas pelo sindicato, que o obrigou a tomar esta medida mais drástica.

De acordo com a coordenadora nacional da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do HSBC, Cristiane Zacarias, o sindicato já havia denunciado que havia a prática de humilhar constantemente os trabalhadores durante reuniões e nas cobranças de meta. "Nos reunimos com o banco para alertar que estava acontecendo o assédio moral e também fizemos a denúncia por meio do aditivo de assédio, que consta na convenção coletiva. Contudo, isso acabou não surtindo efeito. Por conta disso, fizemos essa mobilização para que estas agências não abrissem nesta manhã", explica.

Zacarias disse ainda que muitos trabalhadores estão ficando doentes por conta da forma de como os trabalhos estão sendo conduzidos e que o HSBC precisa dar um jeito nisso. "São vários bancários que estão tendo que tomar remédios e adoecendo por causa deste superintendente. O HSBC tem por obrigação em zelar por um ambiente de trabalho saudável, algo que, infelizmente, não vem acontecendo", salienta.

O secretário-geral da Fetec, Deonísio Schmidt, disse a mobilização teve bastante adesão por parte dos bancários. "Eles estão apoiando bastante o ato de hoje. Não dá para aceitar que o banco ignore o assédio moral praticado nas agências. Eles devem dar uma resposta para a nossa categoria e resolver este problema", opina.

O banco informou que se comprometeu a dar resposta e resolver esta situação. As agências voltaram a abrir perto do meio-dia.

Veja a lista das agências que fecharam na manhã desta quinta-feira
Brasílio Itiberê
André de Barros
Alto da XV
Jardim Social
Centro Cívico
Mercês
Água Verde
Marechal Deodoro
João Negrão
Juvevê
Champagnat
Comendador Araújo
Seminário
Palácio Avenida

Fonte: Fetec-CUT-PR
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze + dezoito =