A greve dos bancários no Piauí teve início nesta terça-feira (06) com adesão de mais de 80% nas agências da capital. De forma organizada e esclarecendo os motivos para os clientes, os dirigentes sindicais se concentraram em frente às unidades bancárias.

No Centro de Teresina, mais precisamente ao longo da Rua Álvaro Mendes, todas as agências (Banco do Brasil, Santander, Itaú, Bradesco e HSBC) foram paralisadas e os bancários permaneceram de braços cruzados. Ainda no mesmo perímetro, também aderiram à greve os bancários das agências da Caixa e Itaú da Rua Areolino de Abreu, Caixa Conselheiro Saraiva (Praça Rio Branco), Banco do Brasil da Rua Coelho Rodrigues, BNB Centro e BB da 13 de Maio.

O presidente do Sindicato dos Bancários do Piauí, Arimatéa Passos, que passou a manhã durante a mobilização em frente a Superintendência do BB, Rua Álvaro Mendes, disse que a categoria está aberta a novas negociações e aguarda uma proposta digna que atenda as reivindicações dos bancários que pedem reajuste de 16% (incluindo reposição da inflação mais 5,7% de aumento real). "Começamos a greve como muita força aqui no Piauí e, até o momento, acredito que temos mais de 80% das agências paradas neste primeiro dia de paralisação. E estamos ansiosos por uma proposta decente, mas satisfeitos com a mobilização na capital", disse.

O sindicalista fez seu discurso esclarecendo à sociedade os motivos que levaram a categoria a deflagrar a greve por tempo indeterminado, uma vez que os banqueiros ofereceram um reajuste de 5,5% e abono de R$ 2.500,00. "Pra começo de greve, posso assegurar que o movimento está forte. Ao final do dia vamos reunir a categoria na sede do sindicato para avaliar a greve no âmbito nacional e local", frisou, mencionando que os bancários são aguardados a partir das 17h, no auditório do Sindicato.

Confira o quadro de agências paradas no Piauí:
Banco do Brasil
Água Branca
Amarante
Campo Maior
Corcal (PAA)
Delta do Parnaíba
Elesbão Veloso
Floriano
Uruçuí
Fronteiras
Inhuma (PAA)
Superintendência na Rua Álvaro Mendes (Teresina)
Jóquei Clube (Teresina)
Coelho Rodrigues (Teresina)
Luis Correia
Parnaíba
Picos
Pio IX (PAA)
Piracuruca
Valença
Piripiri (Parcial)

BNB
Centro (Teresina)
Dirceu
Metro Parnaíba (Parcial)
Paulistana (Parcial)
Picos (Parcial)
Valença
Timon (MA)
Uruçuí
Itaú
Centro (Teresina)
Picos (Parcial)
Piripiri (fecha nesta quarta-feira)

Bradesco
Centro (Teresina)
Picos (Parcial)
Uruçuí (Parcial)

Caixa Econômica Federal
Costa e Silva (Teresina)
Areolino de Abreu (Teresina)
Delta do Parnaíba
Esperantina
Floriano
Luis Correia
Uruçuí
Piripiri

Santander
Álvaro Mendes

HSBC
Centro

Fonte: Seeb Piauí


Compartilhe este conteúdo: