O Banrisul levou para a quarta mesa de negociação, na tarde da sexta-feira, 23/10, a proposta de seguir a Fenaban e a renovação do Acordo Aditivo Específico dos Banrisulenses . O Comando Nacional dos Banrisulenses disse, na mesa que começou às 17h,na Associação dos Bancos (Asbancos) que a proposta era insuficiente e que quebra um ciclo de quatro anos de avanços nas reivindicações específicas. Além disso, os representantes dos Banrisulenses alertaram os representantes da diretoria que haverá muita frustração entre os colegas e que esse pode ser o fator desencadeador da continuação da GREVE no banco.

Alegando razões relacionadas à economia e falando em limite, o Superintendente Executivo de Gestão de Pessoas, Gaspar Saikoski, reiterou a posição do banco. O Comando apresentou uma contraproposta que o banco ficou de analisar e dar uma resposta que pode ser ainda neste final de semana (24 e 25 de outubro). Não está descartada, inclusive, nova mesa de negociação antes da segunda-feira, 26/10.

Os integrantes do Comando apresentaram contraproposta para o Acordo Aditivo. Os bancários querem que a PLR Banrisul passe de 1,8% para 2,5% do lucro líquido distribuído linearmente, que o Índice de Desempenho (ID) seja suspenso e que os caixas sejam retirados da Gestão Matricial de Despesas (GMD).

A Fenaban, na manhã de sexta, apresentou proposta de reajuste de 10% nos salários e 14% nos vales. Como a reunião da Fenaban com o Comando Nacional dos Bancários, em São Paulo, ainda estava em andamento, na noite da sexta, o SindBancários e a Fetrafi-RS irão realizar plantão neste fim de semana. Caso o banco dê a resposta e se proponha negociar, informaremos nos canais de comunicação das entidades sindicais.

Sobre assembleias

Em relação às assembleias, comunicamos que, até a noite de sexta, não havia orientação do Comando Nacional dos Bancários sobre a realização de assembleias deliberativas a respeito das propostas apresentadas. Isso porque a negociação com a Fenaban ainda não havia terminado.
 

Fonte: Imprensa SindBancários


Compartilhe este conteúdo: