Protestos por Caixa 100% pública volta na próxima semana

A luta contra o Projeto de Lei do Senado 555 (PLS 555/2015) – que obriga empresas 100% públicas a se tornarem sociedades anônimas – e a campanha Mais Empregados para a Caixa, Mais Caixa para o Brasil serão retomadas pelo movimento sindical. Na terça-feira 12, quando o banco completa 156 anos de fundação, será realizado ato em frente à matriz da instituição financeira, em Brasília.

Francisco Pugliesi, diretor do Sindicato dos Bancários de São Paulo, destaca que a mobilização evitou a votação no final de 2015 do chamado Estatuto das Estatais que abre caminho para a privatização de empresas como a Caixa Federal, BNDES e Correios.

“O PLS 555 será um dos primeiros assuntos a serem discutidos na reabertura dos trabalhos do Senado, em fevereiro. Por isso é importante ampliarmos a mobilização para sensibilizar os parlamentares a enterrarem de vez esse projeto”, assinala o dirigente. “Por isso é importante aproveitarmos o aniversário da Caixa para deixarmos claro à sociedade o grande risco que corre esse importante patrimônio do país.”

A manifestação, que ocorrerá em várias partes do país, também cobrará a melhoria das condições de trabalho em todos os setores do banco público. Para isso, haverá coleta de assinaturas por mais contratações junto à população. “Cada bancário tem de fazer sua parte nessa luta. Basta conversar com familiares, colegas e pessoas que frequentam as unidades para aderirem ao documento. Isso é importante para mostrar à direção da Caixa que ter mais bancários é essencial para aprimorar o atendimento.”

Mérito – A direção da Caixa Federal ainda não atendeu à reivindicação da Comissão Executiva dos Empregados (CEE) de fornecer o percentual de bancários que farão jus a um ou dois deltas e quantos não serão contemplados na promoção por mérito. O pagamento deve ocorrer no dia 20 e cada delta corresponde a reajuste de 2,33% no Plano de Cargos e Salários.

Fonte: Seeb SP
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − doze =