A Contraf-CUT, federações e sindicatos se reúnem com a Fenaban, nesta sexta-feira (11), às 15h, em São Paulo. O encontro é da Mesa Temática da Comissão Bipartite de Segurança Bancária. É a primeira reunião sobre segurança do ano com os bancos, após a conclusão da Campanha Nacional 2015.

O secretário de Políticas Sindicais da Contraf-CUT e coordenador do Coletivo Nacional de Segurança Bancária, Gustavo Tabatinga, destacou que os representantes dos trabalhadores vão reafirmar a necessidade da mesa bipartite avançar nas discussões dos dispositivos de segurança, como implantação de biombos dentro das agências.

“Os bancos precisam entender que é preciso implementar mais mecanismos de segurança nas agências, como os biombos, que são de simples instalação e garantem a privacidade no momento das transações bancárias, além de prevenir crimes como os chamados ‘saidinhas de banco’”, explicou o secretário.

Além dos biombos nos caixas, a categoria bancária tem reivindicado outras medidas mais eficazes de prevenção de assaltos em sequestros, como a permanência de dois vigilantes por andar nas agências e pontos de serviços bancários, conforme legislação. Instalação de portas giratórias com detector de metais na entrada das áreas de autoatendimento. Abertura e fechamento remoto das agências e fim da guarda das chaves por funcionários.

"O objetivo do crime é o banco, mas as vítimas são os bancários. É o patrimônio do banco que o bandido quer lesar, mas é a vida das pessoas que corre risco. Também estamos discutindo com os bancos a ampliação do projeto-piloto de segurança-bancária, que obteve bons resultados onde foi implantando, mas que precisa ser melhorado, com a inclusão de mais itens de segurança”, afirmou Gustavo Tabatinga.

 

Fonte: Contraf-CUT
 


Compartilhe este conteúdo: