A Fetrafi-RS já disponibilizou aos seus sindicato filiados o folder "Pensando sobre o Assédio Moral Organizacional”. Organizado pela Assessoria de Saúde e editado pelo Departamento de Comunicação da entidade, o material impresso tem o objetivo de dar suporte à ação sindical no combate à principal causa do adoecimento físico e mental da categoria bancária.

De acordo com a assessora da Saúde da Fetrafi-RS, Jacéia Netz, um dos pontos fundamentais para entender o assédio moral organizacional é que ele ocorre, necessariamente, em um meio hierarquicamente organizado, no qual há a submissão de um grupo.

O assédio é caracterizado por práticas de hostilização constantes, com base na política organizacional da empresa. No caso dos bancos isto ocorre de maneira deliberada, através de normas ou metas que impelem à pressão, sobrecarga e constrangimentos ou através da própria omissão da empresa, que deixa de intervir para evitar as práticas opressoras dentro das instituições.

"Nosso objetivo com este folder é incentivar a categoria a identificar e denunciar ao sindicato as formas de assédio moral organizacional dentro dos bancos, coibindo a postura dos assediadores e responsabilizando as instituições pelas práticas nocivas de gestão”, explica Jacéia.

 

Fonte: Comunicação/Fetrafi-RS
 


Compartilhe este conteúdo: