O pagamento será feito em parcela única, em data ainda a ser definida entre as partes, informou o banco por meio de fato relevante. O Banrisul vai pagar R$ 1,275 bilhão ao Estado do Rio Grande do Sul para renovar o direito de operar, por dez anos, a folha de pagamentos dos servidores gaúchos. A expectativa era que a renovação se desse por cinco anos, e não por dez.

Segundo o comunicado, o preço poderá ser ajustado em razão da variação da taxa Selic e das projeções de inflação. Por causa disso, no 61º mês de vigência do contrato, o valor correspondente ao prazo remanescente poderá ser atualizado caso haja redução da taxa de desconto utilizada.

Os termos financeiros do contrato foram aprovados ontem, segunda-feira, pelo Conselho de Administração do Banrisul. Agora, serão negociadas as demais condições do acordo, informou o banco.

"O Governo do Estado vai aplicar mais um golpe na sociedade gaúcha, mas desta vez atinge também atinge os acionistas do Banrisul. Como a instituição não possui estes recursos – pois o lucro nos últimos anos se manteve na faixa dos R$ 800 milhões – será necessário os resultados de 1,5 exercícios para cumprir o contrato. De algum lugar este dinheiro terá que sair. É óbvio que serão clientes e usuários do banco os pagadores desta conta através do aumento das tarifas e taxas de juros. Isto contraria o papel do banco público que além de fomentar o desenvolvimento tem o dever de regular o funcionamento do sistema financeiro no Estado”, analisa o diretor da Fetrafi-RS, Carlos Augusto Rocha.

De acordo com o dirigente sindical, ao vender para si mesmo a prestação de um serviço, o Banrisul estará onerando duplamente os acionistas da instituição. "Já o golpe na sociedade é ainda maior porque já tivemos aumento de impostos e agora teremos que pagar mais este custo”, ressalta Rocha.

Fonte: Valor Econômico com edições da Fetrafi-RS
 


Compartilhe este conteúdo: