O Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul e Região lança, no próximo dia 19 de julho, o livro “Sindicato dos Bancários: Uma História de Lutas em Caxias”. O livro foi escrito pelo Doutor e Mestre em História, Marcelo Caon e conta a história da entidade ao longo dos seus 80 anos. Traz, também, um pouco da história dos sindicatos e das lutas dos trabalhadores caxienses travadas especialmente no século XX.

Marcelo Caon, que também é bancário e professor de história, informa que foram necessários cerca de um ano e meio de pesquisas nos arquivos do Sindicato para a concretização do livro. “Para a elaboração do livro foram pesquisados mais ou menos 30 mil documentos, que fazem parte do acervo de documentos do sindicato. Simultaneamente, também aproveitamos para organizar todo o arquivo dom sindicato, que é composto de dezenas de milhares de documentos e mais uma infinidade de fotos”, observa o historiador. Infelizmente, lamenta o autor, muito material também foi perdido ao longo dos anos.

O Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul foi um dos primeiros sindicatos de trabalhadores formalizados em Caxias do Sul. Sua importância para a história dos trabalhadores do município, da região e do estado do Rio Grande do Sul são incontestáveis. O sindicato também foi referência intelectual, por onde passaram nomes como Percy Vargas de Abreu e Lima, Valmor Witeck, além de um sem números de políticos e integrantes de governos.

Entre os destaques do livro está o período da ditadura. Em 1964 o Sindicato dos Bancários sofreu intervenção militar e ficou sob a vigia de um interventor, que ficava permanentemente na entidade, acompanhando todos os movimentos e reuniões. Isso durou até o início dos anos de 1970. Além desta passagem, o livro destaca outros grandes movimentos de trabalhadores, como a construção e fundação da CUT, a luta pela redução da jornada de trabalho, e muito mais. Vale também destacar a participação das mulheres bancárias e o protagonismo caxiense, que em 1937 colocou a primeira mulher – Gysmunda Pezzi – na presidência de um sindicato no estado do Rio Grande do Sul.

O livro contém 360 páginas dividas por períodos da história do sindicalismo e também de acordo com as mudanças políticas nacionais. Participaram do trabalho de pesquisa e na organização do acervo documental do sindicato as estudantes de História Carolina Rodrigues e Letícia Tonolli. Serão feitas duas mil impressões do livro, mas o autor informa que há a intenção de digitalizar o trabalho e disponibilizar para download gratuito.

Sobre o Sindicato

O Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul e Região foi fundado em 24 de outubro de 1935. Sua atuação envolve 14 municípios da Serra Gaúcha (Caxias do Sul, Antônio Prado, Canela, Farroupilha, Flores da Cunha, Ipê, Garibaldi, Gramado, Nova Pádua, Nova Petrópolis, Nova Roma do Sul, Picada Café, São Marcos e Veranópolis. Possui aproximadamente 1.150 sócios.

Serviço:
Lançamento do livro “Sindicato dos Bancários: Uma História de Lutas em Caxias”, de Marcelo Caon
Data: 19 de julho de 2016
Horário: 18h30min
Local:
Sede social do Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul e Região – Rua Borges de Medeiros, 676, Centro, Caxias do Sul

 


Compartilhe este conteúdo: