O lançamento do livro “Sindicato dos Bancários: Uma História de Lutas”, ocorrido na noite de terça-feira, 19, proporcionou encontros e histórias entre os presentes. O evento reuniu pouco mais de 150 pessoas, no auditório da sede social do Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul e Região. Entre os presentes estavam o ex-governador Olívio Dutra, que também é bancário (aposentado) e o deputado federal (PT-RS) Pepe Vargas, além de representantes da Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro – Fetrafi-RS, Denise Correa, e da Contraf-CUT, Mauro Sales, além de ex-dirigentes da entidade, representantes de sindicados de trabalhadores na cidade, e bancários aposentados e na ativa.

A representante da Fetrafi-RS elogiou o trabalho, ressaltando que este é um momento único para os trabalhadores da cidade e do estado. Denise Correa ressaltou a qualidade da publicação, que relata uma série de lutas e conquistas dos bancários e lembrou que a categoria inicia agora uma nova campanha salarial, que assim como outras, exigirá bastante dos trabalhadores para manter as conquistas e arrancar novas reivindicações.

Mauro Sales elogiou a iniciativa do Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul salientando que este é um momento único para os trabalhadores do ramo financeiro de Caxias e região. Para o representante da Contraf-CUT é importante para os trabalhadores conhecer a sua história e resgatar a memória bancária.

O ex-dirigente sindical e ex-governador do estado Olívio Dutra disse que se sentiu honrado em escrever o prefácio do livro. Bancário aposentado, Olívio contou algumas histórias de lutas e outras peculiaridades do movimento sindical da época que estava na ativa. Ele destaca, no entanto, que hoje os tempos são outros, com o avanço da ciência e da tecnologia. “É a máquina substituindo o homem”, sentencia.

O deputado federal Pepe Vargas também prestigiou o evento e ressaltou a importância que a publicação tem para a classe dos trabalhadores, no resgate da história do sindicato: “São poucas as publicações que abordam a história dos trabalhadores aqui de Caxias”, observou ele. Pepe Vargas também alertou para o atual momento da política brasileira e chama a atenção dos trabalhadores para o que está em tramitação atualmente no Congresso Nacional, como retirada de direitos trabalhistas e a reforma da Previdência. “São lei que significarão perdas importantes contra os trabalhadores”.

O coordenador da Secretaria de Política e Organização Sindical, Nelso beber, falou em nome do Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul e Região, fazendo uma retrospectiva das importantes lutas travadas pelo sindicato ao longo das últimas oito décadas de existência. Entra tantas lutas e histórias, destacou o protagonismo caxiense, quando em 1937, com apenas dois anos de existência, foi eleita a primeira mulher presidente de um sindicato de trabalhadores – Gysmunda Pezzi. “Infelizmente, fruto também do machismo, seu mandato teve curta duração”, lamentou Bebber. Ele comenta que fez uma pequena pesquisa das campanhas salariais da categoria e em todas estava a mesma reivindicação: melhores condições de trabalho. “Hoje nossa grande luta é contra o assédio moral, que faz muitas vítimas entre bancários, pressionados pelo cumprimento de metas cada vez mais altas e prazos cada vez mais curtos”.

Por fim falou o autor do livro, Marcelo Caon, que agradeceu à diretoria do sindicato dos bancários em confiar a ele esta hercúlea tarefa de registrar os 80 anos da entidade. O autor dividiu o momento com outras pessoas que trabalharam no projeto: as estudantes de História Carolina Rodrigues e Letícia Tonolli; ao diagramador e autor do projeto gráfico do livro, Júlio Rodrigues; e à companheira e socióloga Morgana Larissa Säge, que lhe auxiliou na revisão dos conteúdos.

Após a noite de lançamento o livro “Sindicato dos Bancários: Uma História de Lutas” será entregue aos associados da entidade. A ideia, explica o autor, é atualizar o material e colocar a publicação em arquivo pdf à disposição da população através da internet já em 2017, quando também deverá estar pronta a organização do arquivo de documentos e fotos do sindicato.

 

Assessoria de Imprensa Seeb Caxias do Sul e Região

Fotos: Marlei Fereeira – Mtb 8542
 


Compartilhe este conteúdo: