A greve continua e se amplia na base do Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul e Região, apesar dos ataques ao movimento. São 53 agências paralisadas, sendo 46 em Caxias do Sul e as demais nas cidades de São Marcos, Flores da Cunha, Gramado, Canela e Farroupilha.

O início da quarta semana de greve nacional dos bancários registrou o aumento do número de paralisações no RS. De acordo com o levantamento da Fetrafi-RS os sindicatos do interior registraram 735 unidades em greve, enquanto na Capital os números também subiram em relação à semana passada, de 292 unidades paralisadas no dia 19 para 302 nesta segunda-feira (26). O aumento da greve deve-se ao silêncio da Fenaban, que não mostrou disposição para retomar as negociações com o Comando nacional dos Bancários.

Nesta segunda-feira a Fenaban chamou para nova reunião com o Comando Nacional dos Bancários a se realizar nesta terça-feira, às 14h, em São Paulo.

Constrangimento e assédio

Na manhã da sexta-feira, 23, e também desta segunda-feira, 26,uma ação orquestrada nas agências do Santander do centro de Caxias do Sul tentou barrar o movimento. As gerências, de forma a constranger seus trabalhadores, convocaram por telefone todos os funcionários a estarem em suas agências, realizaram um teatro para tentar acabar com a paralisação. Ignoraram que a greve é um instrumento de luta dos trabalhadores assegurado na Constituição brasileira. Também no final de semana o mesmo Santander resolveu fazer uma “limpeza” nas agências, retirando todos os cartazes de greve fixados pelo sindicato. Essa postura inconstitucional do banco só reforça o desprezo dos bancos pelos direitos dos trabalhadores.

Infelizmente a greve é a única ferramenta disponível aos trabalhadores para fazerem os donos dos bancos entenderem que precisam valorizar seus funcionários. O desrespeito é tamanho, que desde o dia 9 de setembro a Fenaban vem com a mesma proposta de 7% de reposição salarial. Este índice não repõe sequer a inflação dos últimos 12 meses.

 

Assessoria de imprensa Seeb Caxias do Sul e Região

Crédito foto: Marlei Ferreira – Mtb 8542


Compartilhe este conteúdo: