Todos os ex-funcionários do HSBC, atual Bradesco, após a venda do banco inglês, estão sendo obrigados a assinar um documento em que concordam com a revogação de todas as políticas de recursos humanos do HSBC e de suas empresas ligadas. O problema é que muitos direitos conquistados pelos bancários do HSBC, durante atuação do banco do Brasil, serão simplesmente extintos, como convênio médico, bolsa educação, parcelamento do adiantamento de férias, folga referente ao dia de aniversário, entre outras.

“Além disso os aposentados do banco HSBC estão sendo comunicados da troca de convênio médico e tendo como surpresa o aumento substancial das mensalidades do mesmo. É o Bradesco tentando inviabilizar um direito adquirido por aquelas que dedicaram a sua vida de trabalho ao Banco. Essa ação do banco se deu durante a nossa Campanha Nacional, em especial, durante a greve da categoria, quando os dirigentes sindicais estavam envolvidos na conquista de um acordo salarial que contemplasse toda a categoria”, lamentou Belmiro Moreira, presidente do Sindicato dos Bancários do ABC e ex-funcionários do HSBC.

Em agosto desse ano, a Fetec-CUT-PR e o Sindicato dos Bancários de Curitiba participaram de negociação com o Bradesco com a mediação da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Paraná, buscando acordo para manutenção dos direitos dos empregados oriundos do HSBC, como por exemplo, a manutenção da bolsa-educação, dos ambulatórios nos locais de trabalho e demais normativos de benefícios tanto do Bradesco quanto do HSBC.

Com base no documento enviado pelo Bradesco, um formulário que revoga todas as políticas de RH do HSBC a partir de 07 de outubro, o Sindicato dos Bancários de Curitiba ajuizou uma ação civil pública com objetivo de impedir que a revogação abusiva dos benefícios se concretize. O presidente do Sindicato, Elias Jordão, lembra que desde que foi anunciada a aquisição do HSBC pelo Bradesco, a principal preocupação foi com os empregos, sem esquecer de todos os outros direitos dos trabalhadores conquistados com muita negociação e muita luta.

“O Bradesco acaba de entregar junto com o kit de boas-vindas aos funcionários oriundos do HSBC um documento em que os trabalhadores abrem mão de seus direitos. Não reconhecemos e não concordamos com este documento e para tanto vamos utilizar todos os recursos possíveis pela manutenção destes direitos. Nenhum direito a menos”, afirmou Jordão.

Fonte: Contraf-CUT


Compartilhe este conteúdo: