CUT-RS e entidades promovem Seminário Estadual ‘Comunicação, Democracia e Resistência’

A CUT-RS e várias entidades filiadas promovem nos dias 1º e 2 de dezembro (quinta e sexta-feira) o Seminário Estadual "Comunicação, Democracia e Resistência”, no auditório da Fetrafi-RS (Rua Fernando Machado, 820), no Centro Histórico de Porto Alegre. O seminário é aberto, mas prioriza a participação de profissionais de imprensa e dirigentes sindicais, responsáveis pelas secretarias de comunicação das entidades.

Na avaliação da Comissão Organizadora do evento, a iniciativa é muito oportuna e foi construída nas reuniões do Coletivo de Comunicação da CUT-RS, com a finalidade de aprofundar o debate de vários temas importantes para melhorar a comunicação sindical.

O evento terá mesas temáticas e oficinas, com a participação de jornalistas, blogueiros, cientista político, radialistas, pesquisadores e ativistas digitais, como Emir Sader, Juremir Machado da Silva, Moisés Mendes, Celso Schroeder, Renata Mieli, Paulo Salvador, Roni Barbosa, Vera Gasparetto, Guilherme Oliveira, Luiz Damasceno, Ediane Oliveira, Beatriz Fagundes, Carmen Crochemoree Lúcio Uberdan.

No primeiro dia de evento, às 19h, haverá um painel aberto ao público no Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa, com o jornalista e ex-ministro do governo Lula, Franklin Martins. Ele comandou a Secretaria de Comunicação da Presidência da República e elaborou uma proposta de regulação da mídia, a partir da sistematização dos trabalhos da Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), realizada em 2009.

"Com toda a certeza, será um seminário que contribuirá, e muito, para que possamos avançar na comunicação dos trabalhadores e na luta incansável pela democratização da mídia”, aponta o secretário de Comunicação da CUT-RS, Ademir Wiederkehr.

A comissão organizadora do seminário é integrada pela CUT-RS, Fetrafi-RS, Sindicato dos Jornalistas do RS, Sinpro-RS e Federação dos Metalúrgicos do RS. Outras 11 entidades parceiras estão confirmadas, dentre federações e sindicatos estaduais. O evento conta ainda com o apoio da Secretaria de Comunicação da CUT e da Escola Sul da CUT.

"Toda essa mobilização para o seminário revela que a comunicação está cada vez mais na agenda do movimento sindical neste momento de resistência contra os ataques aos direitos dos trabalhadores”, observa Ademir.

O diretor de Comunicação da Fetrafi-RS, Juberlei Baes Bacelo, destaca a importância do esforço coletivo das entidades para a realização de um grande evento. "A comunicação é essencial para garantir o encaminhamento de nossas lutas. A categoria bancária sempre foi vanguarda nesta área e não poderia ficar à margem da iniciativa da CUT. Temos compreensão de que precisamos evoluir muito para enfrentar a mídia conservadora, promotora do golpe e o período de ataques constantes aos trabalhadores, que já estamos enfrentando há alguns meses. Precisamos nos preparar, qualificar a nossa imprensa e fazer o movimento de resistência”, afirma o dirigente da Fetrafi-RS.

Inscrições abertas

As inscrições já estão abertas e são gratuitas pelo e-mail fetrafirs@fetrafirs.org.br. Os interessados devem informar o nome, a entidade, data de nascimento, CPF e telefone para contato. Além disso, precisam escolher uma entre as três oficinas simultâneas, que serão oferecidas na tarde do primeiro dia de evento:

– Mídias sociais e formação de redes;
– Rádio comunitária e vídeo independente;
– Mulher, mídia e poder.

Veja a programação completa:

Seminário Estadual

COMUNICAÇÃO, DEMOCRACIA, RESISTÊNCIA

1º de dezembro – Quinta-feira

8h15 – Início do credenciamento

9h – Abertura do evento com a participação na mesa das entidades parceiras na promoção e organização.

10h – Mesa temática de abertura com o sociólogo Emir Sader: "O Brasil e a Comunicação que queremos”.

12h – Intervalo para almoço

14h – Oficina sobre "Mídias Sociais e formação de redes” – ativista digital Lúcio Uberdan e jornalista Luiz Damasceno (colaborador da Mídia Ninja);

14h – Oficina sobre "Rádio comunitária e vídeo independente” – jornalistas Ediane Oliveira (RádioCom de Pelotas) e Guilherme Oliveira (Correria/TVT)

14 h – Oficina sobre "Mulher, mídia e poder” – jornalista Vera Gasparetto, da Escola Sul da CUT, e radialista Beatriz Fagundes (Manawa – Rádio Web)

16h – Intervalo para cafezinho

16h30 – Mesa temática "Política e Comunicação” com os jornalistas Juremir Machado da Silva e Moisés Mendes.

18h30 – Deslocamento para a Assembleia Legislativa

19h – Painel aberto ao público com o jornalista e ex-ministro Franklin Martins sobre o tema: "Comunicação, Democracia e Resistência” no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa

2 de dezembro – Sexta-feira

9h – Mesa temática "Democratização da Comunicação” com os jornalistas Celso Schroeder (diretor da FENAJ) e Renata Miele (coordenadora do FNDC);

10h30 – Intervalo para cafezinho

11h – Mesa temática "Mídia Alternativa e ativismo digital” com Carmen Crochemore (Sul21) e jornalista Paulo Salvador (Rede Brasil Atual/TVT).

12h30 – Intervalo para almoço

14h – Mesa temática "Desafios da Comunicação Sindical” com o secretário de Comunicação da CUT Nacional, Roni Barbosa, o secretário de Comunicação da CUT/RS, Ademir Wiederkehr, representantes do SindBancários, Sinpro/RS e outros sindicatos.

16h30 – Encerramento

Organização

Central Única dos Trabalhadores do RS
Fetrafi-RS
Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS
Sinpro-RS
Federação dos Metalúrgicos do RS

Parcerias (já confirmadas)

Fetee-Sul
Federação dos Trabalhadores na Alimentação
Federação Democrática dos Sapateiros
Fetraf-RS
Cpers Sindicato
Sindicato dos Radialistas do RS
Sindsepe-RS
Semapi-RS
Sindipetro-RS
SindiVigilantes do Sul
Escola Sul da CUT
Comitê Gaúcho do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC)

Fonte: CUT/RS com edição da Fetrafi-RS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 − onze =