Banrisul lança Plano de Aposentadoria Voluntária com foco em 700 funcionários

Em meio à polêmica de uma possível privatização, o Banrisul lançou nesta segunda-feira um plano de desligamento de empregados denominado Plano de Aposentadoria Voluntária ("PAV”). O movimento sindical recebeu a informação com indignação, pois o Banco realizou concurso público em 2015 e até agora contratou apenas 350 novos funcionários.

"Estamos preocupados com a manutenção do atendimento de qualidade à população gaúcha. A saída de 700 colegas experientes com certeza fará grande diferença. Lutamos para que o Banco continue público e forte, ampliando a sua atuação social. Sempre reivindicamos a contratação de mais funcionários concursados a fim de qualificar ainda mais o atendimento”, argumenta a diretora da Fetrafi-RS, Denise Corrêa.

Conforme comunicado do Banco, a proposta do PAV foi planejada para permitir que os desligamentos atendam aos interesses da instituição e compatibilizem, ao mesmo tempo, expectativas dos empregados que se inscreverem no programa com a preservação dos conhecimentos existentes na Companhia.

Sobre o Plano

Poderão aderir ao PAV os empregados aposentados pelo Instituto Nacional de Seguro Social – INSS, ou aptos para aposentadoria. O número de desligamentos pelo PAV será limitado a 700 (setecentos) empregados, com prioridade aos que possuem mais tempo de serviço no Banco. A formalização da adesão ao plano deverá ser realizada no período de 15 de fevereiro até 25 de março de 2017, e os desligamentos ocorrerão de 10 de março até 30 de junho de 2017.

Composição do incentivo

Aos empregados com cargo de confiança da Diretoria (comissionados), o valor do benefício financeiro será de 39% por ano de serviço prestado ao Banco, considerados os anos completos de trabalho até 31 de dezembro de 2016. Enquanto os empregados não comissionados receberão o valor do benefício financeiro de 63% por ano de serviço prestado. Em ambos os casos, o incentivo de desligamento será pago em caráter indenizatório.

Os empregados desligados através do PAV também receberão R$ 4.149,45 de Auxílio Cesta Alimentação, que correspondem a cinco meses do auxílio.

Fonte: Comunicação/Fetrafi-RS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × três =