Vereadores de Caxias do Sul aprovam Moção de Apoio em Defesa do Banrisul público

A Câmara de Vereadores de Caxias do Sul aprovou, na manhã desta quinta-feira, uma Moção de Apoio em Defesa do Banrisul (Banco do Estado do Rio Grande do Sul S.A.) público, por entenderem a importância do Banco para a economia gaúcha como agente fomentador do desenvolvimento do estado. A vereadora Denise Pessoa (PT) foi uma das proponentes da moção e realizou a leitura do documento em plenário, que foi aprovado por 21 dos 23 vereadores presentes (o presidente Felipe Gremelmaier não vota). A exceção foi o vereador do PP, Arlindo Bandeira, que não votou, talvez em solidariedade ao seu companheiro de partido, o deputado estadual Marcel van Hattem, que é autor de duas emendas que incluem o Banrisul no rol das estatais a serem vendidas ou extintas.

A vereadora Denise Pessoa lembrou que o Banrisul se encontra presente em 98,5% do território do Rio Grande do Sul. “São aproximadamente 536 agências e 698 postos de atendimento espalhados em 347 municípios. Destes municípios, em 97 cidades gaúchas o Banrisul é a única instituição financeira à disposição da população local”, destacou. Denise ainda lembrou do papel importante que o banco possui no desenvolvimento da agricultura regional, sobretudo dando especial atenção a agricultura familiar. “O Banrisul é uma instituição sólida, seu patrimônio líquido gira em torno de R$ 6,7 bilhões. Apenas no último ano registrou lucro de R$ 643,5 milhões. Por que vender uma empresa que dá lucro e ainda fomenta a economia do Estado?” questiona a vereadora. “Proteger e defender o Banrisul como uma instituição pública é proteger os interesses econômicos do Rio Grande do Sul, é zelar pelo patrimônio de todos os Gaúchos e Gaúchas”, finalizou Denise Pessoa.

Além de Denise Pessoa, são autores da proposta de moção os vereadores Alceu João Thomé (PTB), Clovis de Oliveira (PTB), Edi Carlos Pereira de Souza (PSB),  Elói Frizzo (PSB), e Rafael Bueno (PDT)

O documento será encaminhado ao Presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Deputado Edgar Pretto, aos líderes de Bancada do PC do B, PDT, PT, PTB, PSB, PPL, PSOL, PP, PMDB, PPS, PV, PSDB, REDE, PR, PRB, PSD, que compõem a atual legislatura estadual, ao Presidente da Diretoria do BANRISUL, Sr. Luiz Gonzaga Veras Mota, ao Presidente do Conselho Administrativo do BANRISUL, Sr. Luiz Antônio Bins, ao Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul e Região, à Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS (FETRAFI-RS), e ao Governador do Rio Grande Do Sul, José Ivo Sartori.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 − seis =