Ameaça aos direitos do trabalhador e conjuntura política adversa. Estes são os principais desafios que os novos delegados sindicais do Banrisul, Caixa Federal e Banco do Brasil terão pela frente este ano. Eles tomaram posse no cargo nesta sexta-feira, dia 13, em um encontro realizado na Fetrafi-RS, em Porto Alegre. Os dirigentes sindicais lembraram que os delegados terão papel decisivo durante a campanha salarial deste ano, fazendo a mobilização dos bancários.

O presidente do SindBancários de Porto Alegre e Região, Everton Gimenes, alertou que a campanha salarial que se avizinha será extremamente dura para a categoria. Somente a mobilização, de fato, dos colegas bancários pode garantir a manutenção dos direitos conquistados. De maneira taxativa, ele pediu aos delegados que cobrem uma participação efetiva de toda a categoria. "Ou, esse ano, a gente tem uma greve participativa, para que, de fato, os banqueiros se sintam pressionados, e venham para a mesa de negociação, ou teremos uma campanha salarial de retrocessos”, afirmou. Na sequência, o presidente da CUT-RS, Claudir Nespolo, lembrou que com a nova lei trabalhista, em que o negociado prevalece sobre o legislado, muitas categorias já estão perdendo direitos. Para ele, é fundamental que a classe trabalhadora compreenda o atual cenário que favorece apenas aos patrões. "Estamos em uma fase em que acabou a ingenuidade”, enfatizou.

Bancários podem perder direitos ao fim do acordo coletivo

O assessor jurídico da Fetrafi-RS, Milton Fagundes, apresentou aos delegados sindicais alguns tópicos relacionados à nova legislação trabalhista. A principal questão abordada foi o fim da ultratividade, que coloca em risco alguns direitos dos trabalhadores previstos nos acordos coletivos. Com o golpe na CLT, a partir de 1° setembro, quando vence o acordo coletivo, direitos conquistados deixam de valer. É o caso de gratificações, PLR, vale alimentação, entre outros. "Não sabemos como a Fenabam e os bancos irão tratar deste tema. É por isso que a campanha salarial deste ano será antecipada. O objetivo é chegar em setembro com tudo resolvido”, esclareceu. Sobre essa questão, Milton salientou que o papel dos novos delegados sindicais será fundamental para levar estas informações aos bancários e para engajá-los na campanha salarial deste ano.

À tarde, os delegados sindicais se reuniram em grupos para abordar questões referentes à cada um dos três bancos: Caixa, Banrisul e Banco do Brasil.


Compartilhe este conteúdo: