Frustração. Esse é o sentimento que resume a primeira reunião de negociação com o Banrisul, realizada na manhã desta segunda-feira, dia 6, na sede da Fetrafi-RS. Depois de aguardarem por mais de 50 dias para dialogar com o banco, os banrisulenses levaram um banho de água. O encontro tão aguardando redundou em nenhuma proposta apresentada e nenhuma garantia da manutenção do Acordo Específico. "A categoria está insegura e apostava muito nesta negociação de hoje. O que nos interessa, nesse momento, é que o Banrisul garanta a renovação do nosso acordo específico”, resumiu o diretor da Fetrafi-RS, Carlos Augusto Rocha. A Diretora da Fetrafi-RS, Denise Falkenberg Corrêa, ressaltou que o acordo coletivo do Banrisul é uma conquista dos banrisulenses. "Todas as cláusulas e conquistas foram fruto das árduas lutas coletivas. Portanto, é inadmissível a postura do banco de sequer se comprometer com a renovação", enfatiza.

A única garantia que o banco apresentou na mesa é de que vai seguir o acordo com a Fenaban. De acordo com o negociador do Banrisul, Gaspar Saikoski, a diretoria do banco não tem interesse em tirar direitos e conquistas dos trabalhadores.  Ele também afirmou que o banco pretende chegar a um acordo na mesa de negociação antes do dia 31 de agosto, quando termina o acordo específico dos banrisulenses. Mesmo com a insistência dos membros do Comando Nacional dos Banrisulenses, que estiveram na mesa de negociação, o banco seguiu a tendência das últimas negociações com a Fenaban e saiu do encontro sem apresentar propostas. "Tentamos de todas as maneiras tirarmos uma proposta, que o banco revelasse suas reais intenções para esta campanha salarial. Agora, é aguardar a proposta que a Fenaban deve apresentar nesta terça-feira, dia 7”, afirma. 

Nova rodada será na próxima sexta-feira, dia 10

De concreto na reunião, apenas a confirmação de um segundo encontro para efetivamente iniciar a negociação. Será na próxima sexta-feira, dia 10 de agosto, às 11h, na Associação dos Bancos do RS (ASBANCOS), no Centro de Porto Alegre. Neste dia, os banrisulenses farão uma vigília no local da reunião de negociação. O Comando Nacional dos Banrisulenses decidiu fortalecer a agenda de mobilização. Antes da próxima reunião, os Banrisulenses estão convocados a participar das assembleias de avaliação da proposta da Fenaban, na próxima quarta-feira, dia 8 de agosto, às 18h, nos Sindicatos da sua região. As assembleias também irão deliberar sobre a participação e as ações para o Dia do Basta, Dia Nacional Luta convocado pelas Centrais Sindicais em defesa dos direitos dos trabalhadores, que também irá acontecer na sexta-feira, dia 10. "Os trabalhadores bancários, especialmente os banrisulenses, terão que jogar com muita força e contribuir nesse dia 10, para que essa atividade seja de grande sucesso. Só assim poderemos mostrar aos banqueiros da nossa força, da nossa disposição de luta e que nós não vamos abrir mão de direitos e que queremos avançar em melhorias para a categoria”, afirma Rocha. 

Agenda da negociação com o Banrisul:

8 de agosto (quarta-feira), às 18h – Assembleia nos sindicatos para avaliação da proposta da Fenaban e para decidir como será a mobilização para acompanhar a segunda mesa de negociação com o banco.

10 de agosto (sexta-feira), às 11h – Acontece a segunda mesa de negociação com o banco na Associação dos Bancos do RS (Rua dos Andradas, 1.234 – 17º andar – Centro de Porto Alegre).

Fonte: Fetrafi-RS


Compartilhe este conteúdo: