Trabalhadores e estudantes realizam protestos contra a reforma da Previdência e o corte de verbas para a educação

Trabalhadores de todo o Brasil realizam manifestações contra a reforma da Previdência. Em Caxias do Sul, trabalhadores e estudantes se uniram contra a PEC 06/2019 (que estabelece mudanças perniciosas à aposentadoria dos brasileiros e deixa de fora os mais privilegiados, como os poderes legislativo, judiciário e militares) e contra os cortes na educação.

Desde as primeiras  horas da manhã  centenas de pessoas se mobilizaram e fecharam todas as rodovias de acesso a Caxias. Foram pelo menos seis pontos de bloqueio encerrados às 9h quando os manifestantes se dirigiram à Praça Dante Alighieri, onde ocorreu um ato conjunto, que contou com a participação de centenas de trabalhadores e estudantes, líderes sindicais e estudantis e também do deputado estadual Pepe Vargas e da vereadora Denise Pessoa, ambos do PT caxiense.

Após as manifestações, os manifestantes realizaram uma caminhada pela Avenida Júlio de Castilhos, retornando à Praça Dante pela Rua Sinimbú.

O diretor da secretaria de Organização e Política Sindical do sindicato dos Bancários de Caxias do Sul e Região, Nelso Bebber, lembra aos trabalhadores e trabalhadores  que à tarde, às 16h30min haverá outro ato na Praça central da cidade. “É importante que as pessoas busquem informações sobre o que está sendo proposto em todo o conjunto de medidas que estão sendo propostas neste projeto de reforma da previdência do governo Jair Bolsonaro”, recomenda o sindicalista. Ele ainda ressalta que as mudanças atingem em especial a classe trabalhadora, e mantém intactos os privilégios de militares, políticos e judiciário. “A reforma em tramitação no congresso penaliza ainda mais os trabalhadores, que já sofrem com o nível de desemprego crescente no Brasil e os cortes em setores fundamentais como Educação e Saúde. Com ela, quem ganha são os bancos, que já têm lucros absurdos no Brasil”, destaca Bebber.


Compartilhe este conteúdo: