A diretoria do Banrisul anunciou nesta segunda-feira, 20/1, em reunião com diretores do SindBancários e da Fetrafi-RS, o fechamento de 10 agências do banco no Rio Grande do Sul. Nove delas em Porto Alegre e uma em Caxias do Sul. Algumas virarão postos de atendimento bancário (PAB) e outras serão fundidas com a agência mais próxima.

O SindBancários, assim como o Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul e Região  estão atentos à política de privatizações implantada pelo atual governo gaúcho de Eduardo Leite. Tanto que dirigentes manifestam a preocupação com uma escalada de desmonte do Banrisul. A PEC 280/2019 tramita desde setembro na Assembleia Legislativa para retirar a obrigatoriedade do plebiscito à venda do Banrisul, Procergs e Corsan e deve ser retomada a partir de 6 de fevereiro, quando termina o recesso parlamentar.

A diretoria do Sindicato Portoalegrense, em reunião com o RH, solicitou garantias para que os colegas das agências não sofram qualquer prejuízo. O banco concordou em realizar um processo de realocação transparente e negociado. O Sindicato irá acompanhar.

Entre as garantias, estão manter as funções que cada banrisulense exercia na sua agência e abre a possibilidade de manifestar interesse em outra agência que não aquela recomendada pelo banco.

Se qualquer colega for prejudicado nesse processo, deve entrar imediatamente com o Sindicato ou com o dirigente de sua região para que negociações com o RH possam tratar de caso a caso.

“O banco garantiu que vai ouvir os colegas e adequar as necessidades de cada um sem prejuízos”, disse o presidente do SindBancários, Everton Gimenis.

Fonte: Imprensa SindBancários com edição de Comunicação Bancax


Compartilhe este conteúdo: