Uso de máscaras é obrigatório em Caxias do Sul

Prefeitura publicou novo decreto na quinta-feira, dia 30; outras cidades da região seguem orientação do governo do Estado

Desde o dia 4 de maio é obrigatório o uso de máscaras individuais  nas ruas de Caxias do Sul. A medida foi adotada pela Prefeitura de Caxias do Sul através do Decreto nº 20.926, editado no dia 30 de abril.

A pessoa deve sair de casa e voltar usando a proteção de pano, que é a mais segura. A fiscalização cabe à própria comunidade no que o município chamou de Fiscalização Cidadã. “Não terá denúncia no Alô Caxias ou nos emails que sempre divulgamos, porque seria impossível fiscalizamos todos os habitantes da cidade. Então, nossa equipe estará em ronda permanente observando a população e orientando. Se o cidadão for insistente em não usar, será aplicada uma multa entre R$ 90 a R$ 172,45”, informa o secretário do Urbanismo, João Uez.

Nas demais cidades da região a orientação é adotar o uso de Equipamento de Proteção Individual, em especial a máscara, em locais de uso comum e público, mas médicos orientam às pessoas a usarem a máscara inclusive ao sair à rua.

Outras ações

No mesmo decreto, a prefeitura caxiense autoriza os clubes sociais a retomar as atividades específicas a partir do dia 7 de maio, mediante apresentação de plano de abertura gradual a ser aprovado pela Secretarias da Saúde e do Urbanismo.

Já no Decreto nº 20.925, também publicado no dia 30 de abril, determina que as escolas municipais continuarão sem aulas presenciais durante todo mês de maio. As escolas de Educação Infantil Particulares deverão adotar as normas previstas no Decreto Estadual nº 55.154, de 1º de abril de 2020 ou outro que vier a substituí-lo.

 

Fonte: Prefeitura de Caxias do Sul, com edição Bancax

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 − 2 =