Como fica a sua aposentadoria após a Reforma da Previdência?

Sindicato dispõe de atendimento gratuito para sócios através de consultas online

 

A promulgação da Emenda Constitucional nº 103 de 2019 (EC 103/2019) trouxe inúmeras mudanças que refletem diretamente na aposentadoria dos brasileiros. Entre as alterações estão o tempo de contribuição, idade do trabalhador, assim como o cálculo das aposentadorias.

Em regra, o tempo de contribuição se alongou, por conseguinte a idade e o valor, diferentemente, ficaram inferiores. A exceção é o cálculo da aposentadoria por idade – 65 anos para homens e 60 anos e 6 meses para as mulheres completados até o dia 31 de dezembro de 2020 -, com tempo mínimo de 15 anos de contribuição para ambos.

A composição do tempo de trabalho com a soma do tempo trabalhado na agricultura, por exemplo, e com o acréscimo de tempo em virtude do contato com agentes nocivos (insalubres e perigosos) tiveram regras alteradas.

Sendo assim, é importante as bancárias e bancários conhecerem essas regras, bem como saber exatamente para quando ficou a sua aposentadoria. Ainda mais para aqueles que tinham a expectativa de se aposentar em um período breve.

Para esclarecer estas e outras dúvidas acerca da sua aposentadoria que o Sindicato dos Bancários possui uma parceria com o advogado especializado em Direito Previdenciário Anderson De Tomasi Ribeiro. Os atendimentos, que antes aconteciam presencialmente na sede do sindicatos, hoje estão sendo realizados de formas online, através de vídeo conferência. O atendimento pode ser em qualquer uma das plataformas digitais disponíveis – whatsapp, skype, zoom. Para agendar o atendimento, basta entrar em contato pelo telefone (54) 3067.3035 ou via whatsapp (54) 99710.0033. A consulta é gratuita para associados do sindicato.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 − 11 =