Comando obtém compromisso do banco de renovar todo o atual acordo coletivo, de aplicar os percentuais de reajuste da Fenaban, negociar teletrabalho e criar programa de requalificação para caixas

Na oitava rodada de negociações com os representantes da diretoria do Banrisul, o Comando Nacional dos Banrisulenses conseguiu avanços importantes, na sexta-feira, 28/8. Os negociadores do banco anunciaram que vão aplicar ao Acordo Coletivo Específico dos Banrisulenses os reajustes oferecidos pela Fenaban e aceitaram a renovação integral do acordo coletivo, garantindo as conquistas históricas dos Banrisulenses.

O Comando Nacional dos Banrisulenses está reunido nesta sexta-feira, 28/8, para definir a estratégia de orientação dos colegas sobre organização de assembleias para avaliar e decidir sobre a nova proposta.

Ainda nesta sexta, haverá uma nova atualização de informações no site e nas redes sociais do Sindicato sobre os próximos passos da nossa Campanha Salarial 2020.

Além de garantir reajuste e a CCT integral conforme proposta da Fenaban, houve avanços significativos em cláusulas que são objeto de lutas históricas. O banco também retirou da as propostas de congelamento de salário e o não pagamento da 13ª cesta.

A PLR Banrisul também ficou intacta, sendo 1,8% do lucro líquido distribuída igualmente entre todos os colegas.

O banco se compromete a manter a remuneração de quebra de caixa de colegas que desempenham a função de caixa por nove meses (válido para quem foi desligado da função a partir de janeiro de 2020) e vai criar um programa de requalificação profissional na Universidade Corporativa para esses colegas. Houve avanços também na construção de acordo de banco de horas, PDV, CCV.

O banco também aceitou a proposta dos Banrisulenses de criar mesas permanentes de negociação para diversidade, gênero e teletrabalho (home-office). A primeira mesa permanente, formada por representantes do banco e dirigentes sindicais, começará em 2 de setembro.

Os índices de reajustes propostos pela Fenaban na rodada de negociação com o Comando Nacional dos Bancários, nesta sexta-feira, 28/8, são 1,5% de aumento nas verbas salariais mais abono de R$2.000,00 e a correção do INPC (projeção 2,65%) nos auxílios para 2020.

Ainda hoje, após a reunião, o Comando irá comunicar a sua orientação para assembleias e a íntegra da proposta da diretoria do Banrisul.

Leia um resumo das propostas colocadas pela diretoria do Banrisul na mesa desta sexta-feira, 28/8.

> Aplicação integral da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) negociada com a Fenaban (ainda em debate).

> Renovação integral do atual Acordo Coletivo de Trabalho Específico do Banrisul, válido até 31 de agosto, atendendo reivindicação da Campanha Salarial 2020 de aplicação da ultratividade.

> Regulamentação do Banco de Horas

+ No caso de o excedente de horas em até seis meses ser positivo, o banco paga no sétimo mês as horas não compensadas.

+ Esse regime não será aplicado nos casos de greve e demais situações de caráter excepcional. Estes casos serão tratados em acordo específico.

> Construção de CCV (Comissão de Conciliação Voluntária)

> Volta da homologação nos Sindicatos

> Construção de um acordo de PDV até o fim da primeira quinzena de setembro a ser apreciado em assembleia.

> Retomada das mesas temáticas de saúde e segurança com maior efetividade

> Criação das mesas de diversidade, gênero e teletrabalho. Primeira mesa de teletrabalho ocorre em 2 de setembro.

> Caixas

+ Programa de Requalificação dos caixas: os caixas que vierem a deixar a função por interesse do banco farão jus a um programa de requalificação no qual continuarão recebendo o valor integral da quebra de caixa por nove meses.

+ Todos os caixas retirados de suas funções a partir de janeiro de 2020 também farão jus a esse programa de requalificação e receberão quebra de caixa por nove meses. Todos farão curso, neste período, na Universidade Corporativa.

Fonte: Imprensa SindBancários


Compartilhe este conteúdo: