Banrisul avança no PDV e Comando orienta aprovação em assembleia

Confira a negociação da proposta e as bases do Plano de Desligamento Voluntário do Banrisul

 

O Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul e Região realiza nesta quarta-feira, 16 de setembro, Assembleia Geral para a votação da proposta de Plano de Desligamento Voluntário (PDV) encaminhada pelo Banrisul. O edital da assembleia foi publicado pela Fetrafi-RS englobando todos os sindicatos gaúchos filiados à entidade.

A Comissão de Negociação do Comando Nacional dos Banrisulenses entendeu que a proposta avançou e é suficiente para ser aprovada em assembleia virtual nesta quarta-feira, 16/9. A proposta a ser analisada e votada amplia a base de cálculo para caixas, incluiu TI e manteve caráter voluntário para a adesão.

“Ao longo dos últimos meses o movimento sindical foi demandado para negociar um PDV do Banrisul. Desde o início das negociações não abrimos mão de duas premissas: ser voluntário e para aposentados/as e elegíveis”, informa Denise Denise Falkenberg Correa, diretora da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras do Rio Grande do Sul  Fetrafi-RS) e membro da comissão de negociação Ela destaca, no entando, que a aprovação da proposta não significa adesão à mesma . “Negociamos a melhor proposta possível, agora a decisão é individual e voluntária”.

A proposta

As inscrições para a adesão ao PDV vão de 1º a 15 de outubro. E o período de desligamentos será de 16 de outubro a 15 de dezembro. O banco abriu 1.500 vagas para este PDV.

“Basicamente, o perfil para o PDV é de colegas que já estejam aposentados ou elegíveis, quer dizer, a 24 meses da aposentadoria”, destaca Daniela Amoretti Finkler, banrisulense e coordenadora da Secretaria de Comunicação e Marketing do Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul e Região.

A também banrisulense e diretora do Sindicato, Vaine Andreguete, diretora do Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul e Região faz um alerta importante: “É importante pensar bem, pois aquel@s que se inscreverem não poderão voltar atrás e a adesão fornece a quitação de todos os passivos trabalhistas que um funcionário tenha ou possa vir a ter com o Banrisul”.

“Este plano de aposentadoria, terá caráter totalmente voluntário. E é importante entender que o que se decide em assembleia nesta quarta é a validade da proposta apresentada, que se tornará uma oportunidade para os colegas que se considerarem contemplados, sendo uma escolha particular e individual. Qualquer tipo de pressão por parte do banco deve ser fortemente afastado e informado ao sindicato”, observa Clarissa Gatelli, delegada sindical em Caxias do Sul e membro do comando.

 

Negociação do cálculo dos caixas e TI

Logo que a reunião começou na tarde da segunda-feira, 14/9, os negociadores do banco apresentaram a proposta. Os dirigentes reconheceram avanços, mas solicitaram alterações em duas questões fundamentais.

Primeiro, pediram que a rescisão voluntária dos caixas levasse em consideração, para efeitos de cálculos, a gratificação de caixa e o abono de caixa (quebra de caixa). Depois de um intervalo, os negociadores voltaram à videoconferência com o aceite das condições propostas pela Comissão de Negociação do Comando.

No caso dos colegas de TI, houve uma ponderação de que eles estariam fora do PDV. O banco respondeu que tinha dificuldades em repor profissionais da área, precisa formar e treinar e apresentou como proposta a ampliação de prazo de desligamento que ficou de 16 de outubro de 2020 a 31 de dezembro de 2022.

 

Fato relevante

Muitos Banrisulenses têm entrado em contato com dirigentes sindicais para tirar dúvidas. Além de ler os fundamentos básicos das regras para o PDV (mais abaixo), os colegas interessados vão poder contar com o auxílio do banco.

Durante a reunião a Superintendência de RH do banco anunciou, que colocará uma equipe à disposição dos trabalhadores para tirar dúvidas e, inclusive, simular o cálculo, levando em consideração a história pessoal de cada funcionário no banco e os parâmetros rescisórios (verbas, prêmio aposentadoria, etc) que definem o valor a receber.

O banco publicou um Fato Relevante no final da tarde da segunda-feira, 14/9, com os detalhes do PDV. Essa iniciativa também fez parte de um pedido reiterado dos dirigentes: que as informações ficassem à disposição de todos os colegas interessados para que a decisão de cada um fosse feita de forma segura na hora da adesão.

Um vídeo produzido pela assessoria de comunicação do Banrisul deve circular a partir desta terça-feira, 15, para prestar esclarecimentos.

 

Veja, abaixo, as bases da proposta

Quem é elegível?

  • 1.500 vagas;
  • Para aposentados e em condições de aposentadoria, preferencialmente;
  • Prioridade tempo de banco;
  • Sobrando vagas os empregados em pré-aposentadoria, conforme C.C.T., poderão se inscrever.

Quais são os Incentivos Financeiros?

  • 0,80 Não Comissionados;
  • 0,60 Comissionados;
  • 0,35 Funções Gerenciais e Executivas;
  • Limitado a 35 anos.
  • Valor de 12 vezes de Cesta Alimentação – Banricard;
  • Ajuda Despesas Médicas no valor de R$ 2.500,00;
  • A Gratificação e o Abono de Caixa serão considerados na base de cálculo dos Caixas.

OBS: Além dos Incentivos Financeiros acima será pago também o Prêmio Aposentadoria.

Inscrições

As inscrições serão de 1 a 15 de outubro de 2020. Os desligamentos ocorrerão entre 16 de outubro de 2020 a 15 de dezembro de 2020.

Diretoria de T.I.

Pela complexidade na reposição destes profissionais, os desligamentos serão escalonados entre 16 de outubro a 31 de dezembro 2022.

Desistências

Após o término de inscrição não poderá ocorrer desistências.

Rescisão Contratual

Os empregados também receberão as verbas da Rescisão Contratual:

  • 13º Proporcional;
  • Férias Vencidas;
  • Férias Proporcionais;
  • FAN;
  • ABA Indenizado;
  • Quitação Total do Contrato de Trabalho.

 

Fonte: Fetrafi-RS com edição Bancax

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove + 10 =